Intel entrega chip quântico de 17 qubits ao QuTech

O fabricante americano de chips Intel e QuTech, o instituto quântico de TU Delft e TNO, finalizaram planos para uma colaboração intensiva de dez anos. Paralelamente ao apoio financeiro para a QuTech totalizando aproximadamente US $ 50 milhões, a Intel também contribuirá com expertise, mão de obra e instalações. “A QuTech está encantada em receber a Intel como seu novo parceiro. O desafio principal é enfrenta o desenvolvimento da tecnologia quântica nas décadas vindouras, como a criação de um computador quântico, é definido como um aumento de escala: ser capaz de criar estruturas complexas com uma enorme quantidade de bits quânticos. Esta parceria permitirá que combinemos nossos conhecimentos científicos com os melhores conhecimentos de engenharia na indústria de computadores “, diz o cientista principal Lieven Vandersypen da QuTech.

Experiência em eletrônicos especializados, combinada com física avançada é necessária para mover a computação quântica mais perto de ser uma realidade “, comenta Mike Mayberry, vice-presidente da Intel e diretor-gerente da Intel Labs. “Embora o desenvolvimento de qubit tenha sido o foco da pesquisa de computação quântica até o presente momento, serão necessários eletrônicos de baixa temperatura para conectar, controlar e medir qubits múltiplos, e é aqui que podemos contribuir. Nossa colaboração com a QuTech explorará descobertas de computação quântica que possam influenciar a indústria em geral “.

Mais detalhes…

A computação quântica é um novo e excitante paradigma de computação com problemas únicos a serem resolvidos e nova física a ser descoberta. A computação quântica, em essência, é o melhor em computação paralela, com o potencial de resolver problemas que os computadores convencionais não conseguem manipular. Por exemplo, computadores quânticos podem simular a natureza para avançar pesquisas em química, ciência de materiais e modelagem molecular.

Em 2015, a Intel estabeleceu uma relação colaborativa com o QuTech para acelerar os avanços na computação quântica. A colaboração abrange todo o sistema quântico – ou “pilha” – de dispositivos qubit para a arquitetura de hardware e software necessária para controlar esses dispositivos, bem como aplicações quânticas. Todos esses elementos são essenciais para o avanço da computação quântica, desde a pesquisa até a realidade.

Fontes: Newroom.Intel.com, QuTech.nl