Hackers conseguem fazer a assistente Cortana rodar no Android

Um grupo hacker italiano chamado OrangeSec diz ter conseguido levar a Cortana, assistente digital desenvolvida pela Microsoft para o Windows, para o Android. O port foi apelidado carinhosamente de “Portaña”.

Como o grupo é da Itália, eles só conseguiram fazê-la funcionar na versão italiana. Também não conseguiram fazê-la funcionar offline.

Isso porque a Portaña se comunica diretamente com os servidores da Microsoft para funcionar, e para levar essa operação para o Android, foi necessário recriar seus recursos, embora nem todos eles estejam presentes.

A Portaña foi desenvolvida mais com o intuito de brincar um pouco com as possibilidades, uma criação de fãs. A Microsoft aparentemente não se mostrou muito incomodada com o assunto, mas reafirmou ao VentureBeat: “Acreditamos que o melhor jeito de aproveitar a experiência completa da Cortana é como ela foi desenvolvida pela Microsoft e disponibilizada no Windows Phone e no Windows 10”, diz um representante.

Apesar do hack não ser a experiência verdadeira, muitos rumores já indicaram que algum dia os usuários do Android poderão colocar suas mãos oficialmente na Cortana, assim como os do iOS. A empresa não confirma os planos, mas os indicativos dão a entender que o aplicativo está chegando, mas não se sabe quando.

Fonte: Olhar Digital

Tagged , , , . Bookmark the permalink.