[Rumor] Então, seria possível uma APU de 16 Cores / 32 Threads, GPU, Quad Channel, HBM…?

Segundo o site Fudzilla.com, esta AMD APU voltada para o seguimento HPC integra nada mais, nada menos que 16 núcleos de CPU capazes de até 32 threads, além de uma GPU e muito mais. Este será o primeiro processador emocionante da casa da AMD no mercado de servidor / HSA em anos, e no caso de AMD entrega-lo a tempo, pode ser uma grande oportunidade para a empresa.

Cada núcleo Zen recebe 512 KB de cache L2 e cada cluster ou quatro núcleos Zen, compartilha 8MB de cache L3. No caso, estamos falando de um 16 núcleos de processador x86 baseado na próxima geração Zen, a quantidade total de cache L2 chega a um 8MB e um total de 32MB de cache L3 compartilhado.

A plataforma suporta inicialização segura e co-processador de criptografia da AMD, que é importante para os clientes corporativos e de negócios, e há uma boa chance de que este processador vai acabar no mercado de computação HSA.

Esta nova APU também vem com o motor gráfico e de multimídia “Gronelândia”  que ganham a adição de memória HBM. As especificações que vimos indicam que pode haver até 16GB de memória da HBM com 512GB/s de velocidade. Esta é definitivamente uma grande quantidade de memória para uma GPU de APU, e ele também vem com 1/2 taxa de computação de precisão dupla, reforço de ECC e RAS e suporte a HSA.

Coherent Fabric inteliga os núcleos Zen à DDR4 e a HBM à GPU Groelândia

A próxima geração GPUs baseada no Zen também vão acrescentar suporte a PCIe Gen3 e SATA Express ou SATA, suporte 1 GbE e controladores de memória DDR4 na configuração 4×72. Os quatro canais DDR4 suportam memórias ECC e velocidades de até 3200 MHz, SODIMM, UDIMM, RDIMM, LRDIMM 2DIMMs, com capacidade total de 256 GB por canal.

A APU tem 64 vias PCI Express Gen 3, onde das 16 pistas, duas são lincadas para SATA Express e 14 pistas da SATA. A AMD está usando tecidos coerentes para interligar o CPU Zen ao núcleo gráfico Gronelândia, e ela também usa tecido coerente para a comunicação entre CPUs Zen e caches, PSP, Times, contadores, ACPI ou interface Legacy, GMI físicos, Combo físico, os Controladores host como USB, SATA ou GbE e controladores de memória.

GMI significa interconexão de memória global e esta é a interface entre os núclos Zen e núcleos Groenlândia, ou entre dois chips no mesmo pacote do módulo multi-chip.

 

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.