Windows 10 suportará legendas nos formatos SSA, ASS e SRT

Além do suporte para vídeos no formato MKV baseados no codec H.265, a Microsoft confirmou recentemente que o Windows 10 suportará legendas nos formatos SSA, ASS e SRT.

Para quem não sabe, MKV é um contêiner de vídeo que pode ser usado com diferentes codecs como H.264 e o novo H.265. Além disso, cada arquivo MKV pode conter múltiplas faixas de áudio e legendas.

Pessoas que gostam de fazer o backup de sua coleção de DVDs ou discos Blu-ray e Blu-ray 3D geralmente optam por este formato.

H.265

Também conhecido como High Efficiency Video Coding (HEVC), o H.265 é o padrão de compressão de vídeo sucessor do H.264 (ou Advanced Video Coding).

O H.265 promete oferecer alta qualidade de imagem sem aumentar muito o tamanho dos arquivos de vídeo, o que é uma ótima notícia para serviços de streaming que planejam oferecer vídeos em 4K ou Ultra HD.

Vale destacar que o suporte para H.264 também está presente no sistema operacional.

WINDOWS 10 SUPORTARÁ LEGENDAS NOS FORMATOS SSA, ASS E SRT

Em um novo tweet, Gabriel Aul, um dos responsáveis pelo Windows Insider Program, confirmou que o Windows 10 suportará legendas nos formatos SSA, ASS e SRT.

Os formatos Sub Station Alpha (SSA), Advanced Sub Station Alpha (ASS) e SubRip (SRT) são muito usados por fansubbers e permitem que eles definam itens como posicionamento, fontes específicas e outros itens das legendas.

O formato SubRip (SRT) é mais básico que os outros dois e geralmente contém apenas o texto e nenhum outro dado adicional adicional além das informações de sincronização.

Com o suporte nativo para vídeos em MKV e para estes formatos de legendas, a necessidade do uso de softwares de terceiros para reprodução de vídeos será praticamente nula, já que o Windows Media Player poderá lidar com isso sem maiores problemas.

Fonte: Baboo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.