Truque de segurança no Android mantém celular desbloqueado enquanto você o segurar

O Android Lollipop trouxe vários recursos de bloqueio inteligente: além de aperfeiçoar a detecção de rosto, ele permite configurar locais confiáveis – para seu smartphone permanecer desbloqueado em casa – ou dispositivos confiáveis – para liberar o acesso sempre que você usar um smartwatch.

Agora, o Google traz um novo truque de segurança para o Android 5.x: a “detecção no corpo”.

Como explica o Android Police, isso significa que, quando você desbloquear o smartphone, ele permanecerá assim enquanto você o segurar na mão ou guardar no bolso. Se você o colocar na mesa ou em qualquer outra superfície em repouso, ele reativa o bloqueio. O recurso usa o acelerômetro do smartphone para saber se ele está na mão, no bolso ou na bolsa.

O recurso está sendo distribuído para smartphones Nexus (como o Nexus 4 e Nexus 5) com Lollipop 5.0 e a versão mais recente do Google Play Services (7.0.97). Você pode ativá-lo indo em Configurar > Segurança > Smart Lock > Detecção no corpo.

Mas antes de fazer isso, é preciso lembrar que essa função troca um pouco da segurança do bloqueio por uma conveniência maior. Afinal, o Android não tem como saber se você está segurando o celular: ele apenas sabe que alguém está com o dispositivo nas mãos.

Por isso, o Google avisa que “se você desbloquear o dispositivo e entregá-lo a outra pessoa, ele também permanecerá desbloqueado”. Isso também acontece se alguém roubar o celular do seu bolso, por exemplo.

Felizmente, isso não é ativado por padrão, então cabe a você decidir se o recurso vale a pena, ou se é arriscado. Eu vou deixá-lo ativo no meu Nexus 4, e você? [Android Police]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.