É assim que o Windows 10 vai ajudar a acabar com as senhas

Este ano, a Microsoft anunciou que o Windows 10 tem suporte a um padrão unificado que promete ser a evolução das senhas: em vez de uma sequência de caracteres, você poderá usar leitores de impressão digital ou câmeras infravermelho. Isso estará presente na forma de dois novos recursos: Windows Hello e Microsoft Passport.

O Windows Hello é uma forma de fazer login no Windows sem usar senha: basta mostrar seu rosto, sua íris ou sua impressão digital para obter acesso ao sistema.

Por sua vez, o Microsoft Passport é uma forma de fazer login em serviços na web sem ter que lidar com uma sequência ******** – é só mostrar o rosto, ou deslizar o dedo, e começar a usar.

Isso será compatível com a Conta Microsoft, usada para o Outlook.com, Bing, OneDrive, entre outros; e também com “milhares” de serviços na web que usam o Active Directory.

O Passport autentica você sem ter que enviar uma senha para um servidor remoto. Isso é baseado em criptografia assimétrica, “o tipo de tecnologia usada em smart cards, para verificar servidores web, e usada para celulares verificarem redes”, como explica Dustin Ingalls, da equipe de segurança do Windows.

Scott Evans, da equipe do Windows, diz que o sistema usa câmeras infravermelho baseado no que a Microsoft aprendeu com o Kinect. Dessa forma, é possível reconhecer rostos mesmo com iluminação fraca:

O Windows 10 também toma algumas precauções para não ser enganado: por exemplo, você não conseguirá fazer login usando uma foto da pessoa. Isso reduz o número de falsos positivos para um em 100.000.

O Windows 10 será uma atualização gratuita, mas é importante notar que o Hello/Passport provavelmente não funcionará no seu PC atual, porque requer hardware especializado: uma câmera com sensor infravermelho, um leitor de impressões digitais, ou um scanner de íris.

Sim, existem alguns laptops com leitor de digitais embutido, porém são mais raros e geralmente voltados para empresas. Felizmente, esses dispositivos devem se tornar mais comuns no futuro: por exemplo, todo laptop com a câmera 3D Intel RealSense será compatível com Windows Hello e Microsoft Passport. [Windows Blog]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.