Mais dados vazados da R9 390X mostram uma placa 60% mais forte que R9 290X e mais

Vários dados vazados mostram o que estaria por ser lançado pela AMD em breve no mercado, a nova AMD Radeon R9 390X retomaria o topo da performance no PC trazendo um sério desafio para a não anunciada GTX TITAN X da NVIDIA.

Em termos de performance 4K a placa seria até 1.6 vezes mais rápida que a R9 290X em diversos títulos como Battlefield 4, Far Cry 4, Tomb Raider e Alien IsolationVários dados vazados mostram o que estaria por ser lançado pela AMD em breve no mercado, a nova AMD Radeon R9 390X retomaria o topo da performance no PC trazendo um sério desafio para a não anunciada GTX TITAN X da NVIDIA.

Em termos de performance 4K a placa seria até 1.6 vezes mais rápida que a R9 290X em diversos títulos como Battlefield 4, Far Cry 4, Tomb Raider e Alien Isolation.

Está confirmado segundo os slides que a R9 390X virá mesmo com o novo tipo de memória HBM, a GPU terá arquitetura GCN de nova geração com 4096 processadores e será compatível com DirectX 12 Tier 3 (??).  A placa poderá vir com até 8 GB de memória HBM e contará com uma edição especial com watercooler. A GPU poderá codificar/decodificar vídeos no formato H.265 até quatro vezes mais rápido que o H.264. Também estará presente a funcionalidade ZeroCore para maximizar o a eficiência elétrica.

A memória HBM é o próximo salto em tecnologia de memória, AMD novamente será a primeira empresa a introduzir um novo tipo de memória. A HBM terá interface de memória ultra larga (4096-bits), garantido alta performance com voltagens baixas. Na primeira geração, o novo link duplo presente garantirá capacidades maiores de memória, porém na segunda geração não será necessário tal recurso. Além disso, na segunda geração serão possíveis taxas de transmissão de dados da ordem de 1000 GB/s, comparativamente uma GTX 780 TI alcança 336 GB/s.

No diagrama abaixo, podemos ver à direita que o TSV Dual-Link permite dobrar a quantidade de memórias HBM até 8 GB, isso esclarece uma das principais dúvidas que se tinha sobre uma possível dificuldade técnica que AMD teria em alcançar 8 GB de memória com o modelo R9 390X.

Abaixo, uma lista das especificações do modelo R9 390X com watercoller comparadas com a R9 290X:

A performance esperada da R9 390X é de até 60% mais rápida que a R9 290X, o preço esperado não se sabe além é claro da sua data exata de lançamento, só sabemos que será em algum momento no segundo semestre.

Com estas informações, aumentam as expectativas sobre a performance da GTX TITAN X.

Fonte: Framebuffer

 

Tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.