Google Now vai ficar ainda mais esperto reunindo dados de todos os seus apps favoritos

Este ano, o Google Now ganhou um recurso bem bacana: ele reúne dados de 40 apps, de modo que você pode visualizar notícias, alertas de trânsito e outros avisos em um único feed, sem ser perturbado por notificações.

Segundo o The Next Web, Aparna Chennapragada – diretora de gestão de produto para o Google Now – disse que a ideia é oferecer uma API aberta, para que qualquer app possa fazer isso.

>>> 5 dicas para começar a usar o Google Now

Por enquanto, a funcionalidade está limitada a alguns parceiros do Google, por se tratar de um programa-piloto. O Now sugere notícias do Guardian e The Economist; notifica você sobre leilões do eBay; lembra você de estudar outro idioma no Duolingo ou Busuu; mostra o valor de corridas de táxi; entre outros.

Vale notar que o Now só exibe essas notificações se você tiver o app do Guardian/Economist/eBay etc. instalado no seu dispositivo. Tem mais: ele não substitui o app. Ou seja, ao tocar em um card, você será levado ao app correspondente – a tarefa não será realizada dentro do Now.

Afinal, a ideia do Google não é substituir outros apps: é tornar o Now mais útil e, quem sabe, ganhar dinheiro – um card funciona quase como um anúncio para o app, algo em que a empresa é especialista. Por enquanto, o Google não cobra nada para exibir cards de terceiros no Now.

Além de revelar a intenção de criar uma API pública, Chennapragada disse que outros recursos estão por vir no Google Now: por exemplo, após uma visita à Disneyland, ela planeja incluir no app quanto tempo é preciso esperar em brinquedos de parque de diversão. Ela não diz quando isso estará disponível, no entanto.

Na sessão do festival South by Southwest, o SXSW, Chennapragada também diz que “acha ótima”a possível vinda da Cortana, da Microsoft, ao Android. Do Marketing Land:

“Eu vou dizer algo super clichê, mas é no que eu acredito: eu acho isso ótimo. Este é o início da tecnologia preditiva. Estamos apenas começando a entender como os objetos em nossos bolsos podem nos ajudar a ver informações e agir a partir delas. Nós estamos tentando descobrir quais são as experiências certas. Eu acho que ter mais gente se concentrando nisso e ajudando os usuários é ótimo.

Ela diz que, nos próximos seis a doze meses, o foco da equipe do Now será casar os dados do Google com a rotina diária de cada usuário, tornando-o mais pessoal. [The Next Web e Marketing Land]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.