USB Type-C: Nunca estive tão animado com uma entrada de computador

O futuro dos cabos está finalmente chegando e parece que ele será fantástico. Bem vindo a era USB Type-C.

Você com certeza já ouviu falar da multifuncional porta USB Type-C que está presente no novo MacBook e como ela vai obrigar muita gente a usar adaptadores. Mas deixa isso amargar sua opinião sobre a USB Type-C porque ela é fantástica — pelo menos se você tiver mais de uma entrada.

>>> Este é o novo padrão USB reversível que transfere mais dados e energia do que nunca

>>> Seu próximo laptop poderá usar USB para se conectar a monitores 4K e à energia elétrica

>>> Novo padrão USB reversível está pronto, e você pode encaixá-lo de qualquer lado

Aqui vai uma rápida avaliação do que faz a USB Type-C tão legal:

  • Ela é reversível como o cabo Lightning da Apple. Chega de virar o cabo tentando adivinhar qual lado vai encaixar.
  • Pode transferir dados a 10/Gbps. Isso é 10 vezes mais que a conexão do Google Fiber por segundo (se você tem o Google Fiber saiba que eu te odeio).
  • Pode transmitir vídeo. Esqueça entradas dedicadas a vídeo, como a DisplayPort ou HDMI, porque a Type-C também faz isso. E de ambas formas — entrada e saída de vídeo. Um único cabo pode transmitir vídeo do celular para o PC ou PC para celular. Ou para televisores, tablets, você escolhe.
  • Ele transfere muita energia. Ele chega a transferir 100w de energia dependendo do carregador que você conectar o cabo Type-C. É o suficiente para carregar laptops normais, não só os com processadores mais simples.
  • Como toda USB, a Type-C não é exclusiva a uma companhia ou linha de aparelhos.
  • Ela é retrocompatível. Você pode usá-la com outros tipos de portas, como a USB padrão, desde que tenha um adaptador.
  • É pequena o suficiente para tornar os laptops mais finos, e ser usada em celulares e tablets.

Uma estrada USB Type-C próxima a duas portas USB Type-A no novo ChromeBook Pixel 2

E é este último item que torna tudo muito animador. Imagine um futuro em que a sua desesperadora gaveta de cabos possa ser condensada a uma dupla de cabos USB Type-C. Você vai querer mais que um, é claro, mas ambos cabos poderão (e quase certamente vão) algum dia carregar o seu celular, laptop, carregar o seu celular usando seu laptop e conectar o seu PC a um monitor externo. Como alguém que está sempre se afogando no mar de cabos proprietários para um monte de gadgets diferentes, posso dizer que nunca estive tão animado sobre uma entrada.

O futuro ainda está pouco longe, infelizmente. Aparelhos com a entrada USB Type-C acabaram de chegar ao mercado. O novo Chromebook Pixel 2 é o primeiro que vi pessoalmente e até agora outros lançamentos têm se limitado ao novo MacBook e alguns outros.

>>> Chromebook Pixel 2: laptop do Google dá belo salto, mas continua caro demais

Mas é claro que a mudança vem com algumas desvantagens. A chegada da USB Type-C no novo MacBook parece trouxe consigo o fim da MagSafe. E mesmo se todo aparelho mudasse para a Type-C amanhã, teríamos que lidar com as portas antigas que estão em todo lugar. Felizmente, a Type-C retrocompatível, mas ainda teremos alguns anos ruins de uso de adaptadores. Se a Type-C não se tornar o padrão como a Type-A se tornou, não há garantia de que algum dia iremos passar desse estágio.

Um trio de adaptadores

Mas apenas imaginem daqui alguns anos, saindo de férias com seu laptop, um celular, um tablet e um único cabo que pode alimentar a todos eles. Um único cabo que é fácil de ser substituído, podendo ser comprado em qualquer lojinha de esquina caso o seu quebre ou suma. Um único cabo para todas as portas. É um futuro que poderia chegar mais rápido.

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.