Confirmado: Multi-GPUs entre AMD e NVIDIA com DirectX 12

Não é exatamente uma notícia nova, mas a Microsoft confirma que, a essa altura, o DirectX 12 irá apoiar “configurações multi-GPU entre NVIDIA e AMD.” Algo que chamamos de capacidades assícronas multi-GPU.

Isso foi mostrado em uma captura de tela publicada no LinusTechTips. Não existem requisitos, embora mais pormenores não tenham sido listados. Com essa configuração, você poderia usar placas de vídeo NVIDIA e AMD em conjunto para melhorar seus jogos.

Há um problema, nisso, porém. Parte da otimização é deixada para os desenvolvedores – os estúdios do jogo. O mesmo acontecia com as APIs mais velhas, porém, o DirectX 12 se destina a ser muito mais amigável nesse ponto.

Os buffers de quadros (memória GPU) não necessariamente precisam mais serem espelhados. Em APIs mais velhas, a fim de beneficiar múltiplas GPUs, você teria ambas trabalhandos juntas. Cada uma renderizando um quadro alternativamente (AFR).

Para isso, era necessário antes ter todos os dados de textura e de geometria em seus buffers de quadros, significando que, apesar de ter duas placas com 4 GB de memória, você ainda detém um buffer de quadros com 4 GB apenas.

Fonte: Guru3D

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.
  • Yuribrazukas

    No caso da minha placa mãe Gigabyte GA-970A-DS3P que não aceita sli, só crossfire por causa do seu chipset, poderia colocar então minha gtx 970 no PCI Express x16 e minha Gtx 660 no PCI Express x4 com o directx 12?

    Ou teria que comprar uma placa que aceitasse sli e cross e que tenha 2 slot PCI Express x16?