Como touchpads sensíveis à pressão podem tornar seu laptop mais útil

Em 2012, a Synaptics anunciou o ForcePad, um trackpad sensível à pressão para laptops. Entre outras coisas, ele permite uma nova forma de comando: se você pressiona um botão do software com mais força, ele reage de forma diferente – acelerando um vídeo, por exemplo.

Infelizmente, poucos laptops usam essa tecnologia – só alguns modelos da linha HP EliteBook. É uma pena, porque as interações com força podem ser bem interessantes.

A Apple colocou um trackpad sensível à pressão no novo MacBook de 12? e também nas versões atualizadas do MacBook Pro. Dom Esposito, do 9to5Mac, fez o teste e descobriu quinze recursos bacanas que você pode usar aplicando mais força no laptop.

Alguns desses recursos foram demonstrados no evento da Apple: se você forçar o dedo em uma data, surge uma janela para inserir um novo compromisso no calendário. Se você empurrar o dedo em cima de uma palavra, surge a definição dela na Wikipédia.

Com o “force click”, você também pode pré-visualizar links em qualquer lugar do sistema: eles abrem em uma pequena janela. É possível renomear arquivos, exibir todas as janelas abertas de um programa, e dar zoom mais rápido no Mapas.

E até mesmo um recurso que a Synaptics nos demonstrou em 2012 apareceu no novo MacBook Pro:

Um exemplo que a Synaptics me deu foi para reprodução de vídeo. Digamos que você queira acelerar o vídeo: em vez de clicar 3-5 vezes para chegar à velocidade 8x ou 32x, você pode apenas tocar o botão correspondente e manter o dedo nele. Quanto mais forte você segurar, mais rápido o vídeo fica.

Nos laptops da HP que usam o ForcePad, o “force click” é mais limitado. Ele permite selecionar e arrastar arquivos com um só clique – normalmente você precisa clicar e depois arrastar. Você também pode rolar listas mais rapidamente ao pressionar dois dedos mais forte no trackpad.

Na semana passada, a Synaptics apresentou uma nova geração do ForcePad: ele continua detectando toque e pressão usando sensores capacitivos, porém ficou mais fino – ele agora tem um milímetro de espessura. Será que agora veremos trackpads – e interações – sensíveis ao toque se disseminarem no Windows também?

Force Touch Trackpad visto por baixo. iFixit.

O trackpad da Apple indica quando sentiu um clique normal ou um “force click” graças a ímãs abaixo dele. O iFixit desmontou o novo MacBook Pro e explica como isso funciona:

O Force Touch Trackpad possui um eletroímã feito de bobinas de fio em torno de um núcleo ferromagnético. Ele é usado para criar o feedback de vibração que você sente. Estamos supondo que as quatro bobinas separadas aqui são usadas para variar o feedback dado ao usuário… Os ímãs puxam e empurram rapidamente um trilho de metal instalado sob o trackpad, para criar um pequeno “buzz” de feedback a cada clique – e um segundo buzz para um “force click”.

Resta ver se o trackpad conseguirá sempre entender com precisão a diferença entre um toque comum e um toque com força. O Apple Watch tem uma tecnologia semelhante, mas ela não funcionou tão bem em nosso hands-on.

Rumores também dizem que o próximo iPhone terá uma tela sensível a diferentes níveis de pressão: dessa forma, ele conseguiria distinguir entre toques leves e fortes, e reagir de acordo. [9to5Mac; iFixit]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.