O seu cliente de torrent pode usar o seu computador para minerar bitcoins sem você saber

Quando você baixa o popular uTorrent, o site o descreverá como “leve e ilimitado” e “elegante e eficiente”. O que é irônico, pois diversos usuários afirmam que a última atualização do programa instala um software de mineração de bitcoin sem te informar.

Várias postagens em múltiplos fóruns sobre o uTorrent afirmam que a versão 3.4.2 build 28913 do software inclui o EpicScale: um programa de mineração de bitcoin que faz uso do “poder de processamento não utilizado para mudar o mundo”. Claramente existe dinheiro envolvido nisso. Em uma das postagens, um representante do uTorrent confirmou a parceria: “A EpicScale é uma ótima parceria que nos permitirá continuar a gerar receita para a companhia”.

Mas os usuários jamais saberiam se não tivessem investigado a situação, já que o uTorrent não menciona a EpicScale durante a instalação do cliente de torrent.

O uTorrent nega ter feito algo em segredo. Em um anúncio, a companhia disse que “pode confirmar que nenhuma instalação secreta ocorre… é mais provável que estes usuários tenham aceitado a proposta durante a instalação”. E de fato, durante a instalação uma nova janela pede permissão ao usuário para instalar outros programas. Ela se parece com um documento de termos de serviço e os mais desavisados ignoraram a linha fina, que mostra detalhes sobre uma série de porcarias que serão instaladas no browser e no computador junto do cliente de torrent.

Quando instalei a versão para Mac do uTorrent, a EpicScale não foi mencionada neste documento. Além disso, se tantos usuários do uTorrent desconhecem a existência do software de mineração, fica claro que a companhia não está fazendo um bom trabalho em informá-los.

É uma sacanagem? Com certeza é. É o fim do mundo? Nem tanto. Programas de mineração de bitcoins podem causar alguns problemas ao processador, mas ainda é preciso avaliar se usuários sequer irão perceber. E, de qualquer forma, o uTorrent é um software grátis que gera dinheiro a partir de anúncios, então é óbvio que eles precisam gerar renda de alguma forma. Seria apenas mais elegante se a empresa informasse que quer instalar alguns programas no seu computador. E isso não é pedir muito. [uTorrent Forums via Trusted Reviews]

Fonte: Gizmodo

Tagged , . Bookmark the permalink.