Imagination Technologies revela PowerVR GPUs 7XT Series, monstrinho capaz de 1,6 TFLOPS no modo FP16

 

Imagination Technologies revelou hoje a suaa novaa GPUa  PowerVR 7XT Serie que será anunciado no Mobile World Congress, na próxima semana. As novas GPUs PowerVR Série 7XT trazer um salto significativo no desempenho em relação às GPUs 6XT Série, ostentam 1,6 TFLOPS no modo FP16 e 800 GFLOPS no modo FP32. Para efeito de comparação, o recente NVIDIA Tegra X1 se gabava de um TFLOPS no modo FP 16.

A GPU top-end da família Série 7XT será a PowerVR GT7900. Esta GPU será fabricado usando o processo de 14 / 16nm como os outros GPUs da família. Além de dispositivos móveis, Imagination Technologies também está comercializando a GPU para ser usado em consolas de jogos acessíveis que podem entregar praticamente o tipo de desempeno gráfico que geração dos consoles atuais  são capazes de entregar, mas a um preço significativamente menor. O desempenho GFLOPS foi triplicado em relação às GPUs PowerVR anteriores graças a um aumento no número de núcleos de ALU, de 192 para no GX665 e outras melhorias arquitectónicas. Ele também traz suporte para OpenGL ES 3.1 e AEP (Android Pacote de Extensão).

 

O PowerVR GT7900 é capaz de suportar alta resolução “4K exibe a 60 fps e inclui suporte nativo para cores YUV de 10 bits. Você também vai encontrar um codificar de vídeo PowerVR Series5 e processadores de decodificar (VPU) e o processador da câmera PowerVR V2500 (ISP).

Uma vez que o principal cliente da Imagination Technologies linha GPU PowerVR é a Apple, que talvez pudéssemos esperar para ver esta nova GPU ou uma versão um pouco menos potente do que possa ser usado no iPhone da Apple 6s / 7 ou a Air iPad 3.

Atualmente os chips GPUs dispõem de tecnologias de clock dinâmico, um mecanismo baseado na dissipação térmica e para este fim, a GPU PowerVR contará com uma arquitetura refinada a anos a qual a Imagination chama de TBDR. Esta promete entregar mais tempo de “máximo desempenho” em relação aos principais GPUs do mercado.

 

As PowerVR também contam com um mecanismo que desliga parte da GPU quando essa não estão em uso, o que facilita e muito a eficiência energética, o PoerGate, em dispositivos com limitação térmica.

Um exemplo de um chip projetado para consoles do jogo acessíveis

Para os consumidores, PowerVR GT7900 – e a família de Series7XT em geral – vão inaugurar uma nova era de jogos de console, como experiências. Para lhe dar uma idéia do nível de desempenho que  novos GPUs high-end serão capazes de alcançar, aqui estão alguns screenshots do anão Dwart Hall, nossa demo mais recente a ser mostrado no GDC 2015.

PowerVR_DwarfHall_demo

Alguns dos efeitos que já implementadas em Dwarf Hall incluem:

  • 1 milhão de triângulos por frame em algumas cenas
  • Shading diferido com base física de 128 bits G-Buffer
  • Muitas luzes dinâmicas
  • Várias sondas especulares tratados como luzes
  • Partículas macias
  • Efeitos lens flare
  • Completa pós-processo de gasoduto com correção de cores, saturação, exposição dinâmica e HDR tonemapping

Eu estou realmente animado para ver como os nossos parceiros irão usar essas novas peças de alta performance em projetos que vêm mais tarde no ano que vem.

 

Fonte : Imagination Technologies

 

Tagged , . Bookmark the permalink.