NVIDIA desabilita overclock na GeForce GTX 900M via driver

Overclock é uma das possibilidades que você tem de aumentar a performance diretamente interferindo no comportamento do hardware, mas parece que para a GeForce GTX 900M isso não será mais possível de fazer.

NVIDIA em uma nota de resposta no seu fórum confirma que o overclock no GTX 900M para notebooks foi desabilitado a partir dos drivers R347. A imagem abaixo foi extraída diretamente do fórum oficial da empresa:

A nota foi feita em resposta a alguns usuários que reportavam bug ao tentar overclockar a GTX 900M. O efeito foi despertar a ira dos usuários, com menções até para a GTX 970 e seu sistema de memória diferenciado.

Segundo NVIDIA, overclock não é um recurso trivial, depende do design térmico, elétrico e outras considerações.  Ao tentar overclocar um notebook, o usuário pode correr um sério risco em danificá-lo ou terminar com sistemas não funcionais, reduzir a expectativa de vida e muitos outros efeitos indesejados. A possibilidade de fazer overclock no GTX 900M foi um bug nos drivers que foi resolvido, evitando assim que o equipamento funcione fora das especificações.

Conclusão

Mais uma situação em que NVIDIA demora para dar uma resposta aos seus usuários, passados quase três meses depois do lançamento do GTX 900M, um driver altera um comportamento já experimentado e aceito pelos usuários. Algo semelhante aconteceu com a GTX 970 para desktop, onde NVIDIA demorou para dar explicações sobre a performance da placa em determinados cenários. Algumas questões ficam no ar, se o design termico e diversas outras considerações eram tão importantes de serem seguidas, por que então isso não foi severamente seguido no lançamento do GTX 900M? Também não cabia um esclarecimento público oficial sobre a questão na data do lançamento do driver?

Fonte: Framebuffer

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.