Google Talk para Windows será descontinuado em 16 de fevereiro

O Google encerrará as atividades do programa Google Talk (Gtalk) para Windows em 16 de fevereiro, tornando o Google Hangouts a ferramenta padrão de chats da empresa. A notícia vem do próprio serviço, que está avisando os usuário sobre o fim do programa por mensagem.

Os mais puristas, que ainda fazem uso do Gtalk, podem estranhar a interface do Hangouts, principalmente pelo fato dela não funcionar mais diretamente do desktop. Fora isso, o serviço é basicamente o mesmo, mas com mais recursos, como a possibilidade de fazer chats em vídeo com múltiplos usuários.

O Hangouts foi lançado em maio de 2013 e unificou os serviços Google Talk, de mensagens instantânes, o Google Voice, de chamadas de voz, Messaging, para SMS em aparelhos Android e o Google+ Messenger, serviço de mensagens da rede social Google+. Apenas Androids mais antigos continuarão com o Gtalk funcionando: os aparelhos mais novos devem substituir o aplicativo pelo Hangouts — se é que já não fizeram — e o programa de desktop deixará de existir, dando lugar à extensão de browser. Você pode testá-lo aqui.

O Google já havia substituído a versão web do Gtalk, que funcionava dentro do Gmail, há algum tempo, então não é nenhuma surpresa o o encerramento do software. Também não é novidade da empresa descontinuar uma ferramenta para priorizar outra de serviço igual ou parecido, como ocorreu com o Google Reader em 2013, que foi substituído — sob muitas críticas — pelo Google+, a rede social que buscava centralizar os principais serviços sociais da empresa em um só lugar.

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.