Displayport 1.4a incorporada prepara o palco para notebooks de 8K

VESA lançou um novo padrão DisplayPort incorporada que suporta resoluções maiores e um novo sistema de segmentação painel. As especificações eDP 1.4a baseiam-se na versão 1.4, lá de 2013, e são esperadas para aparecer em sistemas no próximo ano.

Como se poderia esperar, o novo padrão vem com uma taxa de dados maior. A velocidade do link tem sido impulsionado a 8.1Gbps, dando a interface de quatro pistas 32.4Gbps de largura de banda total. Também foi adicionado suporte para a versão 1.1 do VESA’s Display Stream Compression Standard. Tomadas em conjunto, essas atualizações permitem computadores portáteis com resolução 8k. 7680×4320 pixels matrizes.

DisplayPort 1.4a para incorporados também inclui um novo modo de operação para “ecrãs segmentados.” Apelidado Operações Multi-SST, ou MSO, esta disposição pode dividir as pistas da interface entre dois ou quatro segmentos independentes, cada um com seus próprios drivers do controlador de tempo e de origem. Este esquema é diferente do Multi-Transport Stream, também conhecido como MST, o que não amarra fluxos a corredores especiais.

MSO foi proposto pela Samsung, que afirma que a abordagem permitirá monitores serem mais barato, mais fino e de mais baixo consumo de energia.Vamos torcer para que ele evita algumas problemas flagelaram monitores iniciais 4K com configurações MST.

Atualizações para o sistema de painel auto-Refresh da eDP são parte da especificação nova, bem, mas não há nenhuma menção de alterações para Adaptive Sync. Suporte para taxas de atualização variável permanece presumivelmente um componente opcional do padrão.

Fonte: Techreport.com

Tagged , . Bookmark the permalink.