NVIDIA GeForce GTX 980M também tem o problema de acesso a memória ?

Nos últimos dias, as críticas aos problemas de memória das nVidia GTX 970 estão rolando. Agora sintomas similares a esse começaram a surgir com a representante mais poderosa para dispositivos portárteis – a nVidia GeForce GTX 980m.

GeForce GTX 980m: Problemas com acesso a memória de vídeo.

A Maxwell nVidia GeForce GTX 980m para dispositivos móveis também são baseados no processador gráfico GM204, mas nesse caso, numa versão mais fraca do mesmo. Ela posssui 12 dos 16 blocos de de SMMs, que juntos tem 1.536 CUDA cores e 96 unidades de texturas (o número de unidades de ROP não é conhecido por nós). Em adição a placa foram inclusos 4GB de memória GDDR5 com 256-bits.

O site GameNab postou uma imagem do famoso teste (o código aberto do aplciativo está disponível aqui) que verifica a taxa de transferência dos blocos de memória. Isso nos mostra que no modelo GeForce GTX 980m os últimos 0.5GB tem uma taxa pior – por esse motivo suspeitamos que o GM204 tem uma estrutora dos cores unica, o que nos mostra os mesmo problemas de acesso ao controlador de memória de vídeo.

Bem, por enquanto isso apenas coloca uma pitada de sal em toda a discussão sobre o assunto já que não temos outra fonte que confirme o problema além do GameNab, mas esse situação parece ser bastante provável. Uma coisa interessante é que, de acordo com os editores, a GTX 970 e GTX 980m não são as únicas placas gráficas da nVidia com problema de acesso a memória. Isso está ficando interessante…

Fonte: Tech4gamers

Tagged , , , . Bookmark the permalink.