Windows 10 para PCs adotou a assistente de voz Cortana em todos os cantos

Assim como esperávamos, a assistente de voz Cortana virá para o Windows 10. Você será capaz de falar comandos e fazer perguntas em todo o sistema operacional. Isso é semelhante à assistente que já vimos no Windows Phone, mas este é um novo tipo de experiência.

No palco do evento sobre o Windows 10, Joe Belfiore fez uma demonstração da Cortana no PC. Ela será capaz de fazer buscas na internet e agendar compromissos, assim como estamos acostumados, mas também fará buscas de arquivos no seu computador.

Por exemplo, você pode procurar por uma apresentação específica do Powerpoint, ou um documento do Word. Você também pode procurar por informações contextuais, como “fotos de dezembro”. Além disso, a Cortana irá procurar os seus documentos na nuvem – no OneDrive, por exemplo.

Se você disser “toque minha música”, a Cortana vai abrir o app Música. Para pausar, você pode dizer: “Cortana, por favor fique quieta”. Ela também é capaz de procurar por apps; se você quiser um app que não esteja instalado, ela trará o link para você fazer isso na Loja. Ela pode até ditar seus e-mails!

Tem mais: assim como no Windows Phone, a Cortana aprende sobre seus gostos e preferências e guarda tudo no Caderno: placares de esportes, viagens, previsão do tempo e outras informações pelas quais você talvez procure. Você também pode facilmente adicionar no Caderno mais coisas que você gostaria que a Cortana acompanhasse.

A Cortana estará disponível para os Insiders – que estão testando versões Preview do Windows 10 – “nos próximos meses”.

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.