O Spartan, novo navegador da Microsoft, está aqui para te salvar do Internet Explorer

No evento focado em consumidores finais do Windows 10, hoje, a Microsoft confirmou um rumor forte que surgiu nas últimas semanas. Sim, o Projeto Spartan é real e será uma alternativa ao Internet Explorer. Infelizmente, ele não estará nas primeiras versões de testes que serão distribuídas publicamente.

Joe Belfiore fez um passeio rápido pelo novo navegador. Ele é como nas imagens vazadas: limpo e minimalista. E vem com um motor novo embaixo do capô. Uma das funções mais legais é o modo de anotações, que funciona da forma que você imaginou. Dá para desenhar livremente em cima da página, deixar comentários a la Office, capturar um print da página e trabalhar em conjunto com colegas. Essa parte funciona graças ao OneDrive.

O Spartan também tem um modo de leitura, que reformata artigos da web com uma fonte mais caprichada e elimina distrações, e um mecanismo de salvar artigos para ler depois, inclusive offline – o que lembra muito o Pocket e o Instapaper. Um painel para compartilhar páginas em redes sociais também está presente.

 

A Cortana também está integrada e tenta adivinhar seus passos e oferecer informações úteis antes de você pedi-las. Se você pesquisar o nome de uma companhia aérea, por exemplo, e tiver um voo agendado com ela, informações dele aparecerão nas sugestões de resultados. Quando você visita o site de um restaurante, ela se oferece para mostrar como chegar até ele e dizer qual o horário de funcionamento.

Um dos rumores mais fortes, porém, o de que o Spartan rodaria extensões do Chrome, não se confirmou no palco. Também não falaram do destino do Internet Explorer, se ele continuará por ali para fins de compatibilidade ou se será eliminado em prol do novo navegador.

Infelizmente o Spartan não estará nas primeiras versões do Windows 10 que serão disponibilizadas ao público. A promessa da Microsoft é oferecê-lo aos “insiders”, gente que se cadastrou no site para testar o Windows 10, daqui a “3, 4, 5 meses”. O jeito é esperar.

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.