Cientistas desenvolveram um Mario que consegue aprender o que deve fazer para vencer o jogo

Você gosta de falar com personagens de videogames? Você gostaria de dar dicas para Mario? No projeto Mario Lives!, você pode fazer essas duas coisas. Trata-se de uma adaptação de Super Mario que usa comandos de voz não para controlar o personagem – e sim para ensiná-lo o que fazer.

Mario Lives! é um projeto da Universidade de Tübingen, na Alemanha, que usa inteligência artificial para fazer com que Mario conclua a sua aventura meio que por conta própria. Sim, Mario aprende coisas durante a aventura. Então se você falar “Goombas morrem quando você pisa neles”, o avatar virtual se lembrará disso e tentará pisar em Goombas para tirá-los do seu caminho.

O projeto foi desenvolvido para a competição anual de vídeo organizada pela Association for the Advancement of Artificial Intelligente (AAAI). De acordo com um pesquisador, “este Mario se torna consciente de si e do ambiente ao seu redor – ao menos até certo ponto”. Então é um personagem que vai lembrar das presepadas cometidas durante o jogo. E também vai agir de forma diferente dependendo do que sentir. Quando ele está com “fome”, ele vai atrás de moedas, por exemplo.

Confira o vídeo do projeto abaixo (em inglês):

Mario responde muito bem aos comandos por voz: quando a voz feminina pede para ele se sentir “menos feliz”, ele logo deixa de se sentir “muito bem” para se considerar “não muito bem”. É fácil influenciar esse cara, hein?

De acordo com os pesquisadores, o próximo passo é desenvolver um jogo com Mario e Luigi. Ambos seriam controlados por inteligência artificial combinada com comandos de voz, mas não só isso – eles seriam capazes de conversar entre si, transmitindo conhecimento adquirido por um para o outro avatar.

>>> Cientistas estão ensinando Mario a pensar e sentir [The Verge, em inglês]

Fonte: Kotaku

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.