15 vezes em que antigos drives de disquete foram excelentes em… tocar música

Ontem, reunimos aqui uma série de sons nostálgicos de tecnologias antigas: modems de conexão discada, impressoras matriciais e drives de disquete. Você sabia que esses drives são ótimos para tocar música? É verdade!

>>> Uma coleção de sons nostálgicos de tecnologia

Escolhemos alguns dos vídeos mais bacanas em que essa tecnologia antiga toca músicas do Daft Punk, Super Mario, entre outros. Se você conhecer mais algum vídeo bacana do tipo, compartilhe nos comentários!

E se você estiver curioso em saber como os drives tocam música, dê uma olhada no final do post: um vídeo explica como isso funciona.


O engenheiro da computação George Whiteside encontrou um computador antigo eresolveu fazê-lo cantar a clássica música de O Fantasma da Ópera, usando drives de disquete de 3,5? e 5,25?.

Pawe? Zadro?niak, então estudante na Universidade de Ciência e Tecnologia AGH, na Polônia, resolveu seguir os passos de George e tocar a Marcha Imperial deGuerra nas Estrelas:

 

Isso abriu as comportas para diversos outros vídeos de FDM (música de drive de disquete, na sigla em inglês) – como este aqui, com o tema de Super Mario Bros:

Mas talvez nada se compare à obra de MrSolidSnake745. O cara tem mais denoventa vídeos com músicas tocadas em drive de disquete. Temos esta do Daft Punk, que já mencionamos por aqui:

… mais temas clássicos de filmes, como Um Tira da Pesada

… e Os Caça-Fantasmas

… temas de jogos não poderiam faltar, como Mortal Kombat

Tetris

Duke Nukem

Zelda

… mais temas de séries, como Power Rangers

Doctor Who

… e até Game of Thrones!

Outros usuários também se dedicam à FDM (música de drive de disquete). No YouTube, o Gigawipf postou esta versão de Master of Puppets Floppies, do Metallica. Ele tem mais de 60 vídeos de FDM.

Por sua vez, Mitch Sandoe reproduziu a música-tema de Crash Bandicoot. Ele tem mais de 70 vídeos de FDM.

Como é possível criar música usando drives de disquete? É relativamente simples: existe um motor que move a cabeça magnética de leitura. Ele pode assumir até 80 posições diferentes (porque um disquete de 3,5? possui 80 faixas), e para cada posição ele emite um som diferente.

Assim, usando uma placa Arduino, é possível comandar esse motor para gerar o som que você quiser. O vídeo abaixo explica como isso é feito:

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.
  • bLUE M@X

    Viva a imaginação… e a reciclagem !!!

  • lndnfsu2

    que foda