Google deve oferecer tradução automática de voz para disputar com Skype Translator

Em dezembro, a Microsoft começou a distribuir para alguns usuários o Skype Translator, um passo rumo a um tradutor universal. Ele ouve sua voz, converte tudo para texto e traduz para outro idioma em tempo real. E parece que o Google está preparando algo semelhante.

>>> [Hands-on] Skype Translator: um passo rumo a um tradutor universal de voz

De acordo com o New York Times, o app do Google Tradutor para Android receberá uma atualização futura que reconhece idiomas populares automaticamente e os traduz em tempo real.

O Google Tradutor já consegue traduzir sua voz em diversos idiomas, até mesmo se você não tiver conexão à internet. No entanto, ele ainda não consegue detectar o idioma automaticamente: você precisa selecioná-lo em uma lista.

Seria possível ter uma conversa quebrando a barreira do idioma. O Android Police diz que o app pode ouvir inglês e português ao mesmo tempo, por exemplo, e traduzir as palavras em inglês para português e vice-versa. Inicialmente, o app seria capaz de traduzir do inglês para o português/espanhol/francês/italiano/alemão/russo e vice-versa.

É algo semelhante ao Skype Translator, que só traduz entre inglês e espanhol em sua fase beta; ele ganhará suporte a mais idiomas no futuro.

Essa é uma novidade muito bem-vinda, e não é a única, de acordo com o NYT: o Google Tradutor também deixará você mirar a câmera em placas, menus ou o que for, e receber uma tradução em tempo real na tela.

Atualmente, o Google Tradutor permite tirar uma foto e traduzir o que há nela. A novidade aqui, novamente, é que veríamos isso em tempo real. Isso é semelhante ao app WordLens, que o Google comprou no ano passado. Este app agora está disponível gratuitamente no iOS e Android.

Com duas empresas grandes disputando entre si para ver quem domina melhor a tecnologia da tradução em tempo real, esperamos chegar mais perto do tradutor universal de Star Trek. [The New York Times e Android Police]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.