NVIDIA lança o Tegra X1

A NVIDIA anunciou ante ontem o lançamento do Tegra X1, seu novo chip de última geração para dispositivos móveis com capacidade de processamento superior a 1 teraflop.

A NVIDIA anunciou ante ontem o lançamento do Tegra X1, seu novo chip de última geração para dispositivos móveis com capacidade de processamento superior a 1 teraflop

NVIDIA TEGRA X1

O novo chip Tegra X1 vem com GPU com 256 núcleos baseada na arquitetura Maxwell e oferece um desempenho gráfico duas vezes maior que antecessor, o Tegra K1.

Já o processador do novo chip possui 8 núcleos e oferece suporte para sistemas operacionais 64 bits.

Os processadores Tegra são desenvolvidos para produtos integrados, dispositivos móveis, computadores independentes e aplicativos automotivos. O Tegra X1 começará a aparecer nesses dispositivos ainda no primeiro semestre do ano.

Ele também estará presente nos computadores automotivos NVIDIA DRIVE anunciados recentemente. DRIVE PX é uma plataforma computadorizada de piloto automático capaz de processar até 12 câmeras a bordo, proporcionando visão 360graus dos arredores do veículo sem distorções, e recurso de estacionamento automático. DRIVE CX é uma completa plataforma de cockpit projetada para potencializar os gráficos avançados necessários no crescente número de telas de computador em carros, informação/entretenimento, displays de teto, espelhos digitais e entretenimento no banco traseiro.

O Tegra X1 suporta todos os principais padrões gráficos, incluindo Unreal Engine 4, DirectX 12, OpenGL 4.5, CUDA, OpenGL ES 3.1 e o pacote de extensão Android, facilitando o port de jogos de PC para dispositivos móveis.

As especificações técnicas do Tegra X1 incluem:

– GPU Maxwell com 256 núcleos
– 8 núcleos de processamento (4 núcleos ARM Cortex A57 + 4 núcleos ARM Cortex A53)
– Suporte para vídeo em 4K rodando a 60 fps (H.265, H.264, VP9)
– 1.3 gigapixel de processamento de câmera
– Produzido com o processo de 20nm

Mais detalhes sobre o Tegra X1 podem ser encontrados aqui.

Fonte: Baboo

 

Tagged , , . Bookmark the permalink.