AMD vai usar nodo SHP de 28 nm em 2015 da GlobalFoundries

A GlobalFoundries, antiga divisão da AMD que adquiriu vida própria e independente já tem alguns anos, vai fornecer a plataforma de 28 nm SHP para fabricar as GPUs de próxima geração que vão equipar a nova linha Radeon de placas de vídeo para 2015.

O nodo SHP de 28 nm permite que as GPUs obtenham melhores voltagens e clocks maximizando a performance e eficiência energética. AMD planeja seguir a mesma filosofia de construção da NVIDIA, onde adotou o processo de 28 nm e uma “re-arquitetura” refinada para maximizar a performance com menor consumo, o que gerou a arquitetura Maxwell 2.0 ( pós Kepler), certamente um produto de sucesso. No caso da AMD, a nova “re-arquitetura” será baseada no núcleo “Graphics CoreNext 1.2?, que tem gerado uma linha de enorme de sucesso no portfólio da empresa.

AMD planeja também usar fabricas taiwanesas para as suas novas CPUs codinome “Zen”, elas estariam se preparando para fornecer a litografia construtiva de 16 nm FinFet. AMD não informou quando suas novas placas chegariam ao mercado, mas os rumores indicam de 3 a 6 meses depois do lançamento da geração Maxwell por parte da NVIDIA, o que indica primeiro trimestre de 2015.

Fonte: Framebuffer

Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.