PSN ficou quatro dias com problemas após ataques de hackers no Natal

A vida não está fácil para quem tem um PS4 nesse fim de ano. Depois dos ataques realizados no Natal, a PSN ficou dias fora do ar ou com problemas de acesso para muitos jogadores que tem o console da Sony (incluindo esse que vos escreve). Neste domingo, parece que tudo enfim foi normalizado.

No Natal, tanto a PSN quanto a Xbox Live foram derrubadas por ataques DDoS, mas no dia seguinte o serviço online da Microsoft estava operando normalmente. Enquanto isso, a PSN entrou em manutenção e ficou alguns dias inacessível para muita gente.

No sábado (27), vendo que a situação já estava ficando desconfortável demais, a Sony publicou um comunicado no PlayStation Blog sobre a situação até aquele momento.

A indústria de games tem experimentado um alto nível de tráfego com o intuito de romper a conectividade e gameplay online. Muitas redes, incluindo a PSN, foram afetadas durante as últimas 48 horas. Engenheiros da PSN estão trabalhando duro para restaurar o acesso completo à rede e gameplay online o mais rápido possível.

De tempos em tempos poderá haver quedas no serviço devido a um aumento brusco no tráfego, mas nossos engenheiros estarão trabalhando para restaurar o serviço o mais rápido possível.

Se você recebeu um console PlayStation durante o período de festas de fim de ano e não tenha conseguido logar na rede, saiba que esse problema é temporário e não é causado pelo console.

Obrigado mais uma vez pela paciência.

A nota só serviu para resumir o discurso que o Twitter do suporte da Sony repetido como um robô nos últimos dias, informando pouco e não dando uma previsão concreta de quando tudo estaria normalizado.

Já na noite de ontem (27), a PSN estava de volta ao normal, mas somente no PS3. Em um teste, consegui acessar normalmente a PS Store e jogar alguns jogos online. No PS4, no entanto, o problema parece ser mais grave.

No próprio post do comunicado acima, a Sony respondeu aos comentários dos jogadores alegando que a PSN estava sendo restaurada aos poucos para os donos de PS4. Já nas primeiras horas da manhã deste domingo (28), o post foi atualizado com a informação de que a PSN tinha voltado a ficar online.

O pessoal do Kotaku US conseguiu logar e acessar a PlayStation Network normalmente já no sábado à noite, mas aqui, o meu PS4 continua sem acesso.

Ainda assim, a PSN entrou em seu quarto dia sem estar operando completamente para a totalidade de seus usuários.

De novo hackers

Na nota de esclarecimento, a Sony justificou a queda da PSN por “Um alto nível de tráfego com o intuito de romper a conectividade”, que nada mais é do que uma outra maneira de dizer que sofreu ataque de hackers.

No caso, o grupo Lizard Squad se diz responsável por derrubar ambos PSN e Xbox Live no Natal. O estranho é que a Sony, de todas as empresa de games, era a que mais deveria estar preparada para esse tipo de situação. Será que ela não aprendeu depois do que aconteceu em 2011?

Todos devem se lembrar do grande ataque feito pelos Annonymous que não só derrubou a PSN por vários dias como também prejudicou dados pessoais de milhões de usuários do serviço da Sony há mais de três anos. O caso foi parar no FBI, todos os jogadores tiveram que mudar suas senhas e criou-se um medo generalizado.

Apesar de agora o ataque não parecer ter sido grave como antes, ainda é de se preocupar que a PSN continue sofrendo com esse tipo de problema.

O pior é que isso pode prejudicar e muito a Sony. Nesse período de natal muitas pessoas ganharam como presente justamente o PS4 e os novos jogadores já terem essa péssima experiência logo de cara vai pegar muito mal. Talvez agora muitos estejam pensando duas vezes se preferem um PS4 ao Xbox One.

Fonte: Kotaku

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.