Cientista conecta 200 PS3’s para estudar Buracos Negros

O Dr. Gaurav Khanna, um investigador físico da universidade de Massachusetts, está estudando buracos negros com a ajuda dos vídeo games.

Ele montou uma estrutura com 200 PlayStations 3, criando uma espécie de super computador, usado para estudar e investigar as vibrações no espaço chamadas de ondas gravitacionais.

O seu trabalho na universidade no Center for Scientific Computing and Visualization Research, começou em 2007 quando ligou 16 PS3s para trabalhar com os calculos, agora, ele juntou mais 184 consoles para construir o super computador capaz de lidar com um maior número de processamentos.

O cientista explicou ao The New York Times que a ciência tornou-se cara e a construção de um super computador faz sentido devido às capacidades técnicas do console e ao custo baixo comparativamente às opções tradicionais (o PS3 pode rodar outros sistemas operacionais).

A Sony Computer Entertainment America apoiou os métodos de Khanna, doando mais quatro consoles para ajudar a sua pesquisa.

Esta não é a primeira vez que alguém usa o console da Sony para criar um super computador e não é nem o maior. Em 2011, os cientistas da Air Force Research Lab conectaram 1.716 consoles para criar o “o maior, mais rápido e menos dispendioso super computador do mundo.”

Fonte: Jovemnerd

Tagged , . Bookmark the permalink.