Steam vai ter trava de região em alguns mercados (incluindo o Brasil)

As consecutivas desvalorizações do preço do rublo, a moeda da Rússia fizeram a Valve anunciar que o Steam vai adotar o sistema de trava de região em países do mundo com economia instável. E isso vai incluir o Brasil.

Alguns usuários costumam se aproveitar do fato da plataforma da Valve não usar a conversão direta entre as moedas e se beneficiam da valorização do dólar para comprar jogos mais baratos em países em que a moeda se encontrava desvalorizada. Após transferir os jogos para suas contas Steam originais, estes usuários revendiam os títulos a preços mais altos a jogadores de outras localidades. A Valve quer acabar com esse mercado paralelo interno do Steam.

“Como muitos devem saber, nossas ferramentas sugerem preços baseados em pesquisa de mercado e no poder de compra de cada região. No caso de territórios como Rússia, Brasil e o Sudeste Asiático, sugerimos um preço mais baixo do que uma conversão direta para o dólar”, diz a Valve. “O que estamos fazendo em resposta à queda do rublo é limitar as trocas e os gifts da Rússia para evitar que pessoas tomem alguma vantagem da situação”.

Por enquanto, além da Rússia, a ferramenta será implantada em países do Leste Europeu, do Sudeste Asiático e o Brasil, que também vem experimentando grandes flutuações no preço do real.

De acordo com a Valve, a trava de região é uma medida temporária e que esta lista de países afetados pode ser reduzida assim que a empresa encomendar uma nova pesquisa de mercado.

O primeiro jogo a utilizar o mecanismo foi Euro Truck Simulator 2, como mostra o post no Twitter de um de seus desenvolvedores:

A decisão da Valve significa que, por enquanto, não será mais permitido que jogadores brasileiros deem gifts (presentes) a outros usuários com contas fora do Brasil. No entanto, as transações entre contas brasileiras continuam funcionando normalmente e sem restrições. Além disso, chaves de jogos adquiridas nos países afetados não irão funcionar em regiões como os Estados Unidos e a União Europeia.

“Todos os consumidores receberão um aviso prévio quando estiverem comprando um gift antes de fechar o pedido”, afirma a empresa, que dará início a suas promoções de fim de ano na tarde de hoje (18).

Fonte: Kotaku

Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.