Agora qualquer pessoa pode usar o Watson, da IBM, para processar números

Você provavelmente conhece o Watson da IBM da campanha vitoriosa no Jeopardy, um programa de perguntas e respostas da TV americana. Mas o supercomputador é mais do que um mecanismo da IBM para humilhar publicamente pessoas espertas. Ele é indiscutivelmente o supercomputador mais poderoso no processamento de linguagem natural do mundo e graças aum novo beta público, suas habilidades em destrinchar números estão ao alcance de todos.

Para ser mais exato, a IBM abriu a plataforma Watson Analytics para todo mundo, em beta público. A plataforma de analytics tem por objetivo tornar o processamento de “big data” disponível a pessoas sem conhecimentos profundos de estatísticas – em tese, você joga um conjunto de dados e o Watson devolve correlações interessantes, análises preditivas e coisas do tipo, apresentando tudo em gráficos e infográficos bonitões.

É uma proposta interessante da IBM. Embora o Watson esteja sendo usado para extrair números mais chamativos (uns úteis, outros nem tanto), levar a análise de dados para qualquer um é potencialmente uma das suas aplicações mais convenientes. [ZDNet]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , . Bookmark the permalink.