Assim funciona a assistente de voz Cortana no Windows 10

Este ano, ouvimos rumores de que a Cortana – assistente por voz do Windows Phone – chegaria também aos PCs. E graças ao WinBeta, temos uma ideia melhor de como ela funciona no Windows 10.

>>> 50 coisas que a Cortana pode fazer agora mesmo
>>> Siri vs. Google Now vs. Cortana: a batalha do reconhecimento de voz

Vale notar que esta não é a versão final da Cortana, então ela ainda deve receber muitas mudanças visuais durante o ano que vem. Confira:

Para ativar a assistente, basta clicar no novo botão de lupa na barra de tarefas. Segundo oWinBeta, ela responde a todo tipo de pergunta, mas ainda não lida com questões engraçadinhas – “quem é seu pai?”, por exemplo (no Windows Phone, ela diz que “é Bill Gates”).

Eis o que ela já consegue fazer:

  • ligar para contatos através do Skype;
  • checar compromissos do calendário;
  • adicionar lembretes baseados em tempo ou local;
  • ativar alarmes;
  • adicionar notas no OneNote;
  • obter previsão do tempo;
  • entre outros.

Ela poderá fazer ainda mais – como exibir direções em um mapa até determinado local – quando estiver pronta. Ainda não é possível ativá-la por voz, no entanto; é preciso clicar na lupa e depois em “Start Listening”.

E se você, por qualquer motivo, não quiser ficar falando com seu computador? Bem, ainda não está claro se a Cortana conseguirá reagir a comandos digitados, mas é provável que sim. No Windows Phone e no Bing.com, você pode escrever perguntas e obter respostas sem usar a voz.

Este não é o único esforço para levar voz a PCs: há um ano, o Google.com passou a entender o contexto de perguntas feitas por voz; há algum tempo, a Intel fez parceria com a Nuance para incluir o assistente Dragon em ultrabooks; e uma patente da Apple sugere que a Siri será levada aos Macs.

A Microsoft planeja detalhar mais recursos do Windows 10 no final de janeiro, quando eles também devem lançar a versão Consumer Preview do sistema. A versão final será lançada em meados de 2015, após a conferência Build em abril. [WinBeta via The Verge]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.
  • bLUE M@X

    Torcer p/ que seja algo útil…