ARM prepara uma atualização para arquitetura ARMv8 e será lançada em 2015

ARM publicou em seu blog um artigo para anunciar a chegada de uma atualização do seu ARMv8-A 64-bit, a base de núcleos como Cortex-A53 e Cortex-A57. O novo conjunto de instruções “ARMv8.1-A” vai melhorar ligeiramente o desempenho.

A arquitetura do processador é a base comum, combinando o conjunto de instruções, mas também algumas das suas características, tais como o funcionamento dos resistores. Na ARM, existem duas principais arquiteturas: ARMv7 que impulsiona a maior parte dos processadores ARM de 32 bits (Cortex-A15, Krait 400, etc.), mas também a arquitetura ARMv8 em que se baseiam as últimas Cortex-A57 e Cortex-A53; esta último arquitetura é que acaba de ser atualizado para a versão ARMv8.1-A. As melhorias incluem o conjunto de instruções (AArch64) e os registros. De acordo com a ARM, esta nova versão da arquitetura vai aumentar um pouco o desempenho dos processadores ARM de 64 bits.

ARM, no entanto, diz que essa nova versão da arquitetura será primeiro adotada pelos chips maiores para servidores . Isso vai exigir vários anos antes ver a arquitetura ARMv8.1-A em nossos smartphones e tablets. ARM preparando assim o terreno para os desenvolvedores terem acesso a ferramentas compatíveis no próximo ano para se adaptar a alguns elementos do sistema operacional como o kernel. ARM está anunciando que os fabricantes têm mais interesse em se concentrarem em melhorar a arquitetura ARMv8-A existente antes de mudarem para a nova ARMv8.1-A.

ARM também aproveitou para anunciar algumas figuras. Assim, sabemos que 57 processadores baseados na arquitetura ARMv8-A vai surgir nos próximos dois anos . Por exemplo, o processador Tegra K1 64bit Nvidia com núcleo Denver é precisamente baseado na arquitetura ARMv8-A. Outros processadores de desenvolvedores como Samsung (Exynos) e Qualcomm (Krait), ainda estamos à espera do anúncio que seus núcleos baseados em 64-bit da ARM. Por enquanto, eles só têm processadores ARM de referência: o Cortex-A53 e Cortex-A57.

Fonte: frandroid.com

Bookmark the permalink.