Software aumenta 300% performance dos SSD atuais

Embora os SSD tenham uma incrível velocidade de leitura e escrita (modelos novos atingem 500MB/s), o aumento dessa velocidade esbarra em um detalhe técnico: o tipo de memória NAND utilizada em drives SSD.

Enquanto no disco rígido (HDD) um arquivo XYZ.txt possa ser salvo na mesma região aonde uma versão anterior do mesmo arquivo existe (sobrescrevendo-o fisicamente), o SSD exige que o novo arquivo XYZ.txt seja salvo em um espaço de memória vazio, para em seguida o arquivo XYZ.txt antigo ser apagado.

SOFTWARE AUMENTA 300% PERFORMANCE DOS SSD ATUAIS

Essa etapa extra aumenta a fragmentação, diminui a vida útil do SSD e também afeta a sua performance. A tarefa de apagar arquivos e reduzir os arquivos fragmentados (“gargage collection“) dura no mínimo 100ms e isso é considerado uma eternidade para os padrões do SSD, cuja velocidade de acesso a arquivos é de apenas 0,1ms.

Pensando nisso, um time de pesquisadores japoneses da área de Ciência e Engenharia da Universidade Chuo, liderados pelo professor Ken Takeuchi, conseguiu um feito incrível: eles solucionaram esse problema com um método simplesque resulta em um aumento de até 300% na velocidade de escrita de SSDs. E o melhor de tudo é que a solução é via software, podendo ser aplicada a qualquer SSD existente. 

A solução deles, denominada LBA Scrambler, permite salvar arquivos em áreas fragmentadas que serão apagadas, reduzindo drasticamente o processo de leitura/escrita de arquivos. Além de aumentar a velocidade de escrita em até 300%, o SSD reduziu até 55% as tarefas de leitura/escrita, além de economizar até 60% no consumo de energia do SSD.

Pesquisas e testes continuam sendo realizados, e espera-se que os fabricantes de SSD disponibilizem uma atualização de firmware para seus drives suportarem essa nova tecnologia.

Fonte: Baboo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.
  • Dallamico

    será que as empresas irão disponibilizar isso gratuitamente?? acho dificil isso heim!?