Onionshare é um software para quem quer compartilhar arquivos com segurança e anonimato

Vamos dizer que você tem em mãos documentos confidenciais bombásticos – como os de Edward Snowden – e quer um lugar seguro para enviá-los mantendo o seu anonimato. O Onionshare é um software gratuito exatamente para isso, e foi lançado nesta semana.

Criado por Micah Lee, um especialista em criptografia do site The Intercept – criado pelo jornalista Glenn Greenwald após deixar o The Guardian -, o Onionshare envia os arquivos através da rede do Tor para o seu destinatário, e, assim, não cai nas mãos das autoridades. “É basicamente 100% darknet”, explica Lee.

Lee teve a ideia de desenvolver o Onionshare após ler um pouco sobre a aventura de Greenwald e os desafios enfrentados pelo jornalista enquanto tentava transportar os arquivos vazados por Snowden de um canto para o outro do mundo. Em certo momento, Greenwald descobriu que seus arquivos estavam corrompidos, e ele precisava recuperar cópias deles com a jornalista Laura Poitras, que estava na Alemanha. Como fazer isso de maneira segura? Usando um drive USB transportado pelo parceiro de Greenwald, David Miranda, para o Brasil. Lembra daquele caso em que Miranda passou nove horas detido em um aeroporto em Londres? Então, ele estava com esses drives USB.

O funcionamento do Onionshare é até simples. Quando alguém tenta enviar um arquivo, o software cria um site temporário protegido por senha na rede do Tor. O destinatário recebe a URL e a senha para o site através de mensagens criptografadas e acessa o site – ali, pode baixar os arquivos. Apenas um dos lados precisa do Onionshare: quem quer enviar. Quem vai receber só precisa usar o navegador do Tor.

Por enquanto o Onionshare, disponível no GitHub, só roda através de linha de comando no sistema operacional Tails, baseado no Tor e que pode ser usado em máquinas com Windows e Mac, mas a ideia é que ele receba versão que rodem diretamente nos sistemas da Microsoft e da Apple. [Wired]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.