Android é modificado para rodar apps de iOS

Algumas plataformas – como o BlackBerry 10 e Sailfish OS, do Jolla – tentam atrair o interesse de usuários rodando apps do Android. Mas e se um dispositivo Android conseguisse rodar apps do iOS? É isso que pesquisadores da Columbia University (EUA) conseguiram fazer… mas bem devagar.

Liderados pelo professor Jason Nieh, cinco candidatos a PhD no departamento de Ciência da Computação desenvolveram o Cider, uma camada de compatibilidade entre iOS e Android.

Não se trata de emulação, nem de máquina virtual: ele faz o app pensar que está rodando no iOS, e quando ele tenta interagir com o sistema operacional, o Cider converte tudo para comandos equivalentes no Android.

O app para iOS roda sem modificações no Android. Você pode ver acima o trabalho deles: um Nexus 7 de primeira geração roda Yelp para iOS, iBooks e até benchmarks 3D. Na imagem abaixo, temos mais dois apps para iPad rodando no tablet do Google:

Claro, o desempenho deixa muito a desejar, porque converter comandos de iOS para Android em tempo real exige muito do processador; e o OpenGL – que permite aceleração gráfica por hardware – ainda não foi totalmente implementado.

Além disso, é difícil usar certos recursos específicos de hardware, como câmeras, sinal de celular e Bluetooth. Felizmente, não é algo impossível: a equipe conseguiu “traduzir” comandos de GPS entre iOS e Android, por exemplo.

Ainda assim, é algo bem impressionante. Este ainda é um protótipo, e a equipe promete que continuará desenvolvendo o Cider – só espero que a Apple não se irrite com isso…

Os arquivos do Cider ainda não estão disponíveis para o público, então você não poderá rodar apps do iOS no seu Android, mas você pode conferir o estudo completo neste link. [The Next Web via Engadget]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.