VESA anuncia DisplayPort 1.2a Adaptive-Sync: Monitores livres da ‘gagueira’

Nova tecnologia do padrão DisplayPort 1.2a será um componente vital da tecnologia AMD FreeSync.

Logo após a AMD anunciou sua tecnologia FreeSync fará parte do padrão VESA DisplayPort 1.2a, o novo padrão que hoje é oficialmente anunciado pela VESA.

O novo padrão DisplayPort 1.2a incorpora nova tecnologia chamada de Adaptive-Sync, proposto pela AMD, que será um componente essencial de sua tecnologia FreeSync, estreando entre outubro deste ano e março do próximo, com novos monitores compatíveis DisplayPort 1.2a com as especificação VESA.

AMD prevê que, para desfrutar de FreeSync será requerido qualquer placa de vídeo compatível com a especificação DisplayPort 1.2a, no momento esta tecnologia está incluída nas seguintes placas gráficas baseadas em GPUs da AMD:

  • R9 Radeon 295X2 “Vesivius”.
  • R9 Radeon 290x “Hawaii XT”.
  • Radeon R9 290 “Hawaii Pro”.
  • R7 Radeon 260X “Bonaire XTX”.
  • Radeon R7 260 “Bonaire Pro”.
  • APUs AMD A-Series 7000 “Kaveri” (iGPUs Spectre e Spooky).
  • SoCs AMD A/ E Series “Kabini”, “Temash”, “Beema” e “Mullins”.
  • Outras placas de vídeo baseadas em GPUs não-AMD que aderirem ao padrão FreeSync (ou desenvolver a sua própria tecnologia compatível com VESA DisplayPort 1.2a Adaptive-Sync).



AMD promete lançar logo logo um driver Catalyst com a tecnologia FreeSync integrada, que estará disponível prontamente com a chegada dos novos monitores que suportam DisplayPort 1.2a (entre outubro de 2014 e março 2015).

FreeSync em combinação com a tecnologia VESA DisplayPort 1.2 Adaptive-Sync permite existe sincronização entre a placa de vídeo e o monitor, para que este se adaptem a uma taxa de atualização de forma dinâmica e variável, melhorando substancialmente a experiência de jogo, reduzindo a latência entre os quadros e eliminar stuttering ‘gagueira’.

Detalhes mais técnicos sobre o assunto podem ser encontrados aqui:

Fonte: Chw.com

Tagged , . Bookmark the permalink.