Você pode reciclar estas placas de circuitos ao mergulhá-las na água

Parece até fácil. Com financiamento governamental, um trio de empresas britânicas recentemente desenvolveu uma nova forma de criar placas de circuitos que são 90% recicláveis. E tudo o que você precisa fazer para reciclá-las é mergulhar em água quente e raspar os circuitos usando um cartão de visita.

A inovação foi possibilitada por um novo sistema condutor adesivo. Fabricantes de placas de circuitos simplesmente ligam os componentes a um substrato termoplástico reciclável usando este adesivo especial. Mergulhar o conjunto em água fervente faz com que o adesivo fique mole o suficiente para os componentes serem descartados e reusados.

“O que acontece no fim da vida de eletrônicos é um dos mais crescentes fluxos de lixo”, explica Chris Hunt, que ajudou no desenvolvimento da tecnologia, ao The Guardian. “Circuitos eletrônicos existentes são baseados em sistemas de vidro reforçado e solda… que não são facilmente recicláveis.” No entanto, ele continua, “isso definitivamente não é uma solução para todos os tipos de tecnologias de eletrônicos.”

De fato, demorará um tempo até o processo estar pronto para ser usado em eletrônicos produzidos em massa. Mas diziam a mesma coisa da reciclagem de latas. [Guardian]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.