Sony espreme o equivalente a 3.700 Blu-Rays em uma só fita

Hoje em dia, fitas cassete não recebem a atenção de antigamente. É uma pena, porque a fita magnética ainda é uma maneira surpreendentemente robusta para fazer backup, especialmente agora: a Sony revelou uma fita que guarda quase 23 GB por centímetro quadrado, e pode conter até 185 TB de dados.

Fitas magnéticas gravam dados ao receberem uma camada de pó magnético que mede dezenas de nanômetros. A técnica da Sony, discutida ontem na conferência Intermag na Alemanha, grava dados através da “deposição por pulverização catódica”.

Ela cria uma camada de cristais magnéticos atirando íons de argônio em um filme de polímero. Os cristais medem apenas 7,7 nanômetros, em média, e se reúnem de forma mais densa do que qualquer outro método anterior.

O resultado: o equivalente a quase um Blu-Ray cabe em um centímetro quadrado na nova fita da Sony, criada em parceria com a IBM.

Claro, esse tipo de memória não funciona no seu antigo toca-fitas. A Sony desenvolveu essa tecnologia para backup de dados em escala industrial, um campo onde não é problema demorar uma eternidade para gravar ou encontrar um arquivo.

A Sony não diz quando esse novo tipo de fita está previsto para chegar ao mercado, só que “vai continuar a trabalhar para comercializá-la”. Enquanto isso, ela prepara uma tecnologia que pode chegar até você: um disco óptico que armazena até um terabyte. [Sony via ExtremeTech e BBC]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.