Hoje é o aniversário de 25 anos do Game Boy original

Você já deve ter brincado com um dos jogos do seu celular hoje. Um belo jogo em alta resolução com todo um arco-íris de cores e uma animação fluida e modernosa. Os aparelhos que carregamos agora nos nossos bolsos são poderosos, mas os jogos portáteis que rodam neles devem um monte ao bom e velho Game Boy, que está fazendo 25 anos hoje.

Lançado no Japão em 21 de abril de 1989, o Game Boy original foi o primeiro de uma longa linha que mais tarde passou a produzir modelos melhores e mais finos. No entanto, é sempre bom lembrar que valia muito a pena ter o primeiro, apesar dele pesar feito um tijolo e devorar montes e montes de pilhas AA: poder matar o tempo livre jogando Tetris era simplesmente bom demais.

Perto dos pequenos tecno-titãs que são os celulares de hoje, as especificações do Game Boy original parecem adoravelmente ridículas:

Uma CPU de 8 bits com 4,19 MHz
8 kB de RAM de vídeo
Uma paleta de cores de 2 bits com quatro (magníficos) tons de cinza
Uma esplêndida tela de LCD com 160 × 144 pixels

Apesar disso, ninguém vai ficar espantado se você tiver mais memórias afetivas do seu primeiro Game Boy do que de alguns dos celulares touchscreen que entraram depois na sua vida. Tem alguma coisa nesse monolito cinzento que fazia com que seus botões roxinhos conhecessem o caminho para os nossos corações.

Fonte: Gizmodo

Tagged , , . Bookmark the permalink.