Google: primeiro smartphone Ara modular estará à venda em janeiro de 2015

O Google entrou em mais detalhes sobre o seu Projeto Ara de smartphones modulares. Em sua primeira conferência de desenvolvedores, veio a oportunidade para descobrir mais sobre o futuro dos celulares que você poderá montar.

Há duas datas principais para o Google: dezembro de 2014, quando uma atualização do Android vai preparar o sistema operacional para celulares modulares; e janeiro de 2015, quando os primeiros smartphones Ara devem ir à venda.

Paul Eremenko, chefe do Projeto Ara, diz que o primeiro modelo terá uma aparência genérica – para estimular sua personalização – e custará US$ 50 para as fabricantes. Ele não revela, no entanto, se este será o preço para consumidores.

O Projeto Ara vai girar em torno de uma ferramenta chamada Ara Configurator – um pouco semelhante ao Moto Maker – que permite aos usuários adicionar imagens e cores personalizadas ao celular enquanto escolhem os componentes e texturas 3D dos blocos.

Para Eremenko, o sistema modular significa que as pessoas podem manter o mesmo smartphone por “cinco ou seis anos”, colocando uma nova câmera ou processador quando quiserem, ao invés de atualizar tudo de uma vez. Resta ver se o custo das peças separadas, no entanto.

Por fim, o Google planeja mais duas conferências para desenvolvedores: uma em julho, e outra em setembro. A empresa quer que celulares modulares se tornem realidade, e rápido. [Project Ara via Mashable]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.