O conceito da Microsoft para tornar a interface do Windows 8 mais útil do que nunca

Os blocos dinâmicos no Windows 8 e Windows Phone servem como uma evolução do ícone, exibindo conteúdo de apps sem que você precise abri-los. Mas se você quiser acessar esse conteúdo, terá que abrir o app e caçá-lo lá dentro. Isso poderia ser melhor, como demonstra a Microsoft Research.

O usuário @h0x0d descobriu no site da Microsoft Research o conceito de blocos dinâmicos interativos. Infelizmente, tudo foi deletado, mas os vídeos estão disponíveis no YouTube.

No vídeo acima, temos um bloco dinâmico da Área de Trabalho, que exibe os ícones da bandeja de notificações, e ainda permite abrir arquivos usados recentemente (como uma planilha do Excel) de forma direta. No bloco de e-mail/notícias, você pode ir direto a uma mensagem/reportagem específica.

Mas não só: é possível simplesmente obter mais informações direto no bloco dinâmico. Por exemplo, no app Clima, você veria a previsão do tempo para os próximos cinco dias sem abrir o app. Você pode expandir a live tile momentaneamente para ver mais conteúdo, e depois retorná-la ao tamanho padrão.

E ainda é possível controlar o app Música sem abri-lo, tocando em Reproduzir/Pausar/Avançar ou escolhendo uma música na lista de reprodução. É basicamente a funcionalidade de um widget, mas levada para um bloco dinâmico.

E o conceito vai além: e se a miniatura da barra de multitarefa – que aparece na lateral esquerda da tela – pudesse contar com os blocos dinâmicos? Você não precisaria alternar entre apps para usá-los. Na demonstração, seria possível acessar arquivos do OneDrive na miniatura do app, enquanto você usa outro app.

E chegamos à parte mais curiosa: usar uma live tile para abrir um app no Windows Phone. No vídeo acima, ao aproximar o aparelho do app Pessoas, isto abre o app de mensagens no celular.

Na página deletada da Microsoft Research, a equipe descrevia assim o conceito:

Este projeto apresenta um sistema interativo de interface com blocos dinâmicos, que permite ao usuário acessar e manipular Live Tiles de forma interativa com gestos de toque. A interface é ágil e flexível para o conteúdo e a função de um aplicativo. Os usuários podem inserir dados rapidamente na tela Iniciar. Com uma percepção da tela Iniciar como uma porta de entrada, foram introduzidos blocos interativos para fornecer um intermédio ao acesso de aplicativos.

Os vídeos foram publicados há pouco tempo, e segundo o ZDNet, foram gravados no evento TechFest 2014 em fevereiro deste ano. O pesquisador Jiawei Gu explica mais detalhes sobre o projeto neste vídeo.

Como todo projeto da Microsoft Research, não há nenhuma garantia que ele se tornará real, nem sabemos quando isso pode acontecer – talvez a tempo para o Windows 9? Não é bom sinal que as informações tenham sido removidas do site oficial, mas torcemos que este conceito se torne realidade – mesmo adicionando complexidade aos blocos dinâmicos, ele parece ser extremamente útil. [ZDNetMicrosoft-News via WPCentral]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.