Como o Batmóvel vai funcionar em Arkham Knight

Eu realmente gostaria que a Warner Bros. tivesse divulgado alguns vídeos de Arkham Knight, o próximo jogo do Batman, porque eu queria que você visse o que eles estão fazendo com o Batmóvel. Eu acho que não é bem o que você espera.

Você pode dirigir o Batmóvel, é claro, um fato inédito para a série Arkham. Você pode acelear pelas ruas de Gotham para ir até sua próxima missão e caçar um vilão. Por isso você já esperava.

Você pode chamar o Batmóvel a qualquer momento apertando apenas um botão, do mesmo jeito que você chama seu cavalo em Red Dead Redemption.

Você pode ejetar do assento, plainar sobre o solo e cair direto no meio de uma luta.

Você pode ficar dentro do Batmóvel, perseguir os vilões pelas ruas de Gotham City e atirar “mísseis imobilizadores” nos carros inimigos. Por meio de um sistema de progressão, novos gadgets do Batmóvel vão ficar disponíveis para os jogadores ao longo da história.

E você pode atropelar e destruir coisas. Muitas coisas.

Mesmo algumas semanas após ter visto uma versão para testes do jogo no escritório da Rocksteady Games, este último detalhe foi o que ficou na memória. O Batmóvel é uma espécie de trator com uma velocidade incrível para esmagar barreiras de concreto, muros, fachadas de edifícios, árvores e tudo o que passar pela frente.

Eu conversei um pouco sobre o Batmóvel com Dax Ginn, o homem responsável pelo marketing da série Arkham na Rocksteady Games. Ele explicou o que eles estão querendo para o Batmóvel no jogo e como eles não querem reproduzir as dinâmicas de um jogo de corrida.

“Eu acho que existem vários jogos de corrida que poderiam ter inspirado a gente apenas porque seria mais fácil. Pra gente, o foco foi: ‘Como fazer a experiência do Batmóvel ser realmente única?’. E a destruição é uma grande parte dessa experiência. A experiência de poder e de velocidade que sentimos ao dirigir o Batmóvel”.

Segundo Ginn, a integração entre as funcionalidades do Batmóvel com as habilidades do Batman era realmente importante. “Um exemplo disso é o sistema de ejeção, que funciona de forma integrada aos movimentos do herói”, disse o produtor.

Mas se você acha que vai ficar o tempo todo de Arkham Knight dentro de um carro, pode esquecer. “Boa parte do gameplay acontece no plano vertical, então o jogador é encorajado por natureza a sair do Batmóvel para poder progredir”, disse. Ginn.

Como eu falei no começo do texto, a capacidade de destruição do veículo chama a atenção. Há mais demolição do que eu havia antecipado. Ginn acredita que isso vai agradar os jogadores e vai manter a aura de super-herói do Batman. “É legal dizer que se você ficar uma curva errada e bater na lateral de um prédio, você vai detonar aquela parede, e não apenas perder velocidade, o que acabaria com a fantasia em relação ao Batmóvel”, explicou.

Uma coisa que o Batmóvel não faz?

Matar pessoas.

“A política de não-letalidade do Batman não é negociável, esteja ele dirigindo ou não”, disse Ginn quando eu perguntei se o Batman conseguiria atropelar os vilões caminhando por Gotham. Parece que eles vão conseguir escapar.

“O Batmóvel está equipado com um sistema de choque sensível ao toque que vai repelir os adversários do Batman. E, assim como nos outros jogos, quando houver uma situação em que o jogador poderá ter uma interação letal com alguém, o próprio jogo vai alertar que estamos lidando com Batman, o herói que tem como política não sair matando todo mundo por aí. Existem sistemas para incentivar o jogador a levar isso a sério e se comportar da maneira que Batman se comportaria”.

Tudo isso parece muito interessante, mas você tem que comprar a ideia de que este Batman é um inconsequente agressivo. Algo como o Batman de Dark Knight Returns do Frank Miller.

De fato, o jogo está muito bonito rodando nos consoles da nova geração e eu gostaria de ver a ação pela ótica do Batman. Eu perguntei a Ginn se haveria a chance de termos a visão do cockpit do Batmóvel no jogo. “Você esteve fuçando pelos escritórios da Rocksteady?”, ele respondeu. “É algo que estamos pensando se funcionaria. Se ficar muito legal, espero que seja possível”, completou.

Batman: Arkham Knight será lançado para Xbox One, PS4 e PC em outubro deste ano.

Fonte: Kotaku

Tagged , , , . Bookmark the permalink.