DIAMANTES PODEM SER A CHAVE PARA COMPUTADORES SUPER POTENTES NO FUTURO

Quando parecia que as descobertas sobre transmissão de dados já haviam alcançado seu potencial máximo, um grupo de cientistas apresentou uma nova possibilidade: a passagem de informação através de fios de diamante. Os pesquisadores da Universidade Estatal de Ohio constataram que elétrons fluem de maneira surpreendente a partir do minério, movimentando-se de uma forma bastante diferente do convencional.

O movimento da informação transmitida entre fios e cabos eletrônicos é conhecido como “spin”, semelhante a uma “onda” na torcida de um estádio de futebol. Como o spin do diamante acontece de maneira mais eficiente do que na maioria dos metais testados até agora, espera-se que, em pouco tempo, possamos ter uma geração de computadores mais rápidos e potentes do que os atuais.

Entre outras vantagens, o diamante é mais duro, transparente, eletricamente isolante, não poluente, altamente resistente e não retém calor. Todas essas características colocam o precioso cristal na categoria dos reis dos condutores. Diante da nova possibilidade, muitos se preocupam com o tamanho do investimento para trabalhar com material tão nobre, mas o diretor da pesquisa publicada na revista Nature Nanotechnology, Chris Hammel, afirmou que o diamante em questão seria um sintético, com as mesmas características encontradas no natural, mas de custo muito inferior.

Fonte: History.com

 

Bookmark the permalink.