AMD FreeSync pode ser aprovado pela VESA e se tornará padrão mundial, ponto para a AMD

Segundo alguns rumoresAMD submeteu uma especificação do FreeSync ao orgão controlador do padrão VESA que dita especificações de vários tipos de conexões entre elas do DisplayPort para avaliação e posterior implementação. A proposta DP1.2a Extend MSA Tmg Para AMD SCR enviada pela AMD no fim de janeiro último, já passou pelo estágio de revisão e está na trilha para ser finalizada e ratificada.

Caso ratificado o novo padrão DisplayPort 1.2a facilitará que a indústria o adote conforme o mercado demande. VESA ainda não se pronunciou abertamente sobre a implementação do AMD FreeSync, mas o padrão pode levar ao mercado monitores novos que já tenham todo o suporte ao controle do framerate pela taxa de atualização disponível sem necessidade de instalar placas adicionais internamente ou ter que comprar uma nova placa de vídeo compatível. Os benefícios principais deste tipo de tecnologia são um aumento do conforto visual e a eliminação dos artefatos na imagem comuns quando taxas variáveis de FPS afetam a capacidade do monitor apresentar as imagens na velocidade que se precisa.

AMD falou pouco até o momento sobre o FreeSync, mas deu a entender em alguns comentários que esta tecnologia já seria compatível com as Radeons arquitetura GCN. Em janeiro de 2014, AMD demonstrou a tecnologia funcionando em dois notebooks, um com o FreeSync ativado e o outro sem o recurso.

O DisplayPort 1.2a pode tornar irrelevante a tecnologia G-SYNC da NVIDIA, pois certamente suas placas se compatibilizariam com o padrão atual ou num futuro próximo, dispensando placas adicionais que deveriam estar sendo instaladas dentro de monitores.

Com certeza é um passo importante para a indústria que tem a disposição mais um padrão de comunicação diretamente instalado no DisplayPort 1.2a, certamente isso favorece melhores produtos e melhores preços aos consumidores. Ponto para a AMD.

Fonte: Framebuffer

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.