Samsung Ativ SE: o retorno da coreana ao Windows Phone

Confirmando rumores, hoje foi anunciado oficialmente o Samsung Ativ SE, novo smartphone com Windows Phone 8. Ele ainda não traz a versão mais recente do sistema, porém seu hardware é bem respeitável – e comparável ao mais novo Nokia Lumia.

O Ativ SE possui tela Super AMOLED de 5 polegadas com resolução Full-HD e vidro Gorilla Glass 3. Por dentro, temos um processador quad-core de 2,3 GHz (provavelmente o Snapdragon 800), 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno, expansível por microSD.

São duas câmeras: uma traseira de 13 megapixels com flash, que grava vídeos em Full-HD; e uma frontal de 2 MP. A bateria de 2.600 mAh é removível; o aparelho tem 8,4 mm de espessura e 136 g.

As especificações (processador, RAM, tela etc.) são basicamente as mesmas do Nokia Lumia 930, anunciado esta semana, com duas notáveis diferenças: ele possui câmera PureView de 20 megapixels, e rodará Windows Phone 8.1 direto da caixa quando for lançado em junho.

Sim, o Ativ SE será lançado sem o Windows Phone 8.1, anunciado esta semana com a assistente Cortana, central de notificações e mais – e ainda não sabemos quando ele será atualizado.

Mas a Samsung colocou algumas funções adicionais no sistema, como o ATIV Beam (para compartilhar arquivos com dispositivos Android via NFC) e o Samsung Link (para compartilhar conteúdo entre tablets e PCs da marca). Também há um blaster infravermelho para interagir com TVs ou set-top boxes compatíveis: ele permite mudar de canal ou aumentar o volume, por exemplo.

Este marca um retorno da Samsung ao Windows Phone. No ano passado, a coreana lançou apenas um deles, o Ativ S Neo, com basicamente o mesmo hardware do Ativ S, de 2012. De acordo com a AdDuplex, a Samsung domina apenas 1,6% do mercado de Windows Phones; a Nokia tem mais de 90%.

O Windows Phone ainda não aparece no site da Samsung, mas entrou em pré-venda na operadora americana Verizon. Ele funciona nas bandas GSM brasileiras, tanto 2G como 3G, mas não funciona em nossa frequência 4G.

O Samsung Ativ SE custa US$ 600 sem contrato com operadora, e será vendido nos EUA a partir de 12 de abril. [Verizon via The Verge via Engadget]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , . Bookmark the permalink.