Você pode baixar o código-fonte original do MS-DOS de graça

A Microsoft tirou a poeira do código-fonte do MS-DOS e Word for Windows, alguns dos softwares mais populares e amplamente utilizados da década de 80. Agora, ambos estão disponíveis gratuitamente para download no Museu de História do Computador.

Pela primeira vez, o código fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e Microsoft Word for Windows 1.1a é totalmente gratuito e público. Roy Levin, da Microsoft Research, relembra a história deles:

Em 1980, a IBM abordou a Microsoft para trabalhar em um projeto de codinome “Chess”. O que se seguiu foi um marco importante na história do computador pessoal. A Microsoft, na época, forneceu o interpretador da linguagem BASIC para a IBM. No entanto, eles tinham outros planos e pediram à Microsoft para criar um sistema operacional. Sem um OS próprio à mão, nós licenciamos o sistema operacional da Seattle Computer Products, que viria a ser a base para o PC-DOS e MS-DOS…

Seguindo de perto o MS DOS, a Microsoft lançou a primeira versão baseada em DOS do Word, em 1983, feito para ser utilizado com um mouse. No entanto, foi o lançamento em 1989 do Word for Windows que se tornou um grande sucesso para a empresa, e dentro de quatro anos, ele gerava mais de metade da receita mundial entre processadores de texto. O Word for Windows foi um feito notável de engenharia e de marketing, e estamos felizes em fornecer seu código-fonte para o museu.

Naquela época, a Microsoft tinha menos de 100 funcionários, e o MS-DOS tinha menos de 300 KB de código-fonte – muita coisa mudou em duas décadas. Você podebaixar tudo aqui e aqui. [Computer History Museum via Microsoft]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.