Mulher recebe implante de um novo crânio feito em impressora 3D

Você já deve saber que, com a impressão 3D, é possível criar diversas partes do corpo – incluindo ossos. Mas uma equipe de neurocirurgiões holandeses levou isso a outro nível, substituindo a maior parte do crânio de uma mulher por uma cúpula impressa em 3D.

Esta operação salvou a vida da paciente: ela tem 22 anos e sofre de uma doença rara que fez seu crânio engrossar, aumentando a pressão sobre o cérebro. No momento da cirurgia, o osso tinha 5 cm de espessura – mais que o triplo do normal.

A equipe de médicos da Universidade de Utrecht usou uma impressora 3D para criar uma cópia perfeita de seu crânio, feita de plástico transparente. Depois, eles o encaixaram na cabeça dela em uma cirurgia que durou 23 horas. Todo o processo levou três meses.

“Os implantes costumavam ser feitos à mão na sala de cirurgia, usando uma espécie de cimento que estava longe do ideal”, explica Ben Verweij, que liderou a operação. “Usando a impressão 3D, podemos fazer um implante com o tamanho exato. Isto não só tem grandes vantagens estéticas, como o funcionamento do cérebro nos pacientes muitas vezes se recupera melhor do que com o método antigo.”

De acordo com o hospital, esta é a primeira cirurgia desse tipo. Mas, no ano passado, um americano foi operado para substituir 75% do seu crânio por um réplica feita em impressora 3D.

A paciente passa bem. Abaixo, segue o vídeo da operação, que pode ser muito forte para alguns – afinal, o cérebro dela está à mostra. Esteja avisado. [Dutch News]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.