Nvidia prepara nova geração de GPUs e anuncia placa de vídeo de US$ 3.000

Nvidia está apenas começando a apresentar suas placas de vídeo que rodam a nova arquitetura Maxwell, mas seus olhos já se voltam para o futuro. Hoje, durante a conferência anual GPU Technology, a Nvidia anunciou sua arquitetura do futuro: Pascal.

Ela não chegará antes de 2016, então a Pascal está longe de se tornar algo que a gente possa colocar no computador. Mas, quando estiver pronta, será uma loucura. A Pascal será mais rápida, menor e mais eficiente do que qualquer coisa disponível atualmente. Mas, faltando dois anos para seu lançamento… bem, ela tem que ser.

Em relação a como ela fará isso, a Nvidia aposta em algumas tecnologias chave. Temos o NVLink – que vai funcionar como uma via de dados muito mais rápida entre CPUs, GPUs e outras GPUs – e técnicas de memória 3D, que permitirão àNvidia empilhar alguns dos seus chips para criar GPUs que não apenas são supercompactas, mas também rápidas e mais eficientes do que qualquer coisa existente hoje.

Se você quer saber de algo que já foi lançado, ou que chegará em breve, a Nvidia tem um novo brinquedo na forma da GTX Titan Z. Como a antiga Titan, essa coisa é enorme, extremamente potente, e também incrivelmente cara. São basicamente dois chips GK110 conectados, e a GTX Titan Z conta com 5.760 núcleos de processamento, ou mais do dobro em relação à Titan original. Mas não se anime, caro leitor. A Titan Z vai custar ridículos US$ 3.000.

Tudo isso parece bem interessante, mas ainda falta muito até 2016, então vamos segurar um pouco a empolgação. De qualquer forma, é legal saber que dentro de dois anos algo poderá fazer com que os gráficos continuem ficando cada vez mais sensacionais. [Nvidia]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.