Novos Athlons AM1 baseados na AMD APU Kabine já estão disponíveis para pré-vendas

No início deste mês, a AMD anunciou a plataforma AM1, que traria a AMD APU “Kabini” para computadores desktop. O novo encapsulamento no formato PGA deve tornar essas APUs mais fácil de construir um sistema de baixa potência com características desejadas de placa-mãe e desempenho, para não mencionar a capacidade de atualização do sistema no futuro. As APUs serão nomeadas como Athlon e Sempron, com 2 ou 4 núcleos de CPU, e operam em freqüências de até 2.05 GHz. Espera-se que as APUs “Kabini” desktop tenham desempenho mais baixo do que as APUs soquete FM2, mas também vai custar menos. Outras vantagens do soquete AM1 são o ultra baixo consumo de energia e espaço menor, o que deve torná-los ideal para HTPCs, servidores domésticos, e outros sistemas always-on. Os novos Athlons estarão disponíveis nas lojas em 09 de abril, mas algumas lojas on-line já começaram a vendê-los:

 

Características

AMD Kabini é o a primeira APU totalmente fundida, ou seja, um chip que no formato SoC integra todos os recursos básicos do sistema: CPU, GPU, Ponte Norte e Ponte Sul estão todos no mesmo die, melhorando assim a infraestrutura de comunicação e desempenho por Watt. A infraestrutura AM1 como um todo é composto por quatro núcleos x86 de arquitetura Jaguar, conta com um IMC (Controlador de Memória Integrado) capaz de operar módulos DDR3 em 1.600 MHz, dois núcleos gráficos de arquitetura GCN com 128SPs total além de conectividade como SATA 6 Gbps, HDMI, VGA e USB 3.0.

Com base em informações preliminares, os preços oficiais das APUs Athlon 5150 e Athlon 5350 será de US $ 45 e US $ 54, e os preços de varejo atuais começam em US $ 50 e US $ 60 respectivamente. Ainda não temos informações de que placas soquete AM1 já esteja à venda, porém, muitos fabricantes já apresentaram linhas inteiras de produtos que estarão à disposição em breve.

Abaixo, um comparativo entre a APU Athlon AM1 e sua irmã maior, uma APU FM2:

Fonte: CPUWorld.com / WccfTech.com

Bookmark the permalink.