Emuladores de PS3 e Xbox 360 para PC estão chegando, quer você goste ou não

Eu tenho duas cópias do jogo Wind Waker para duas plataformas da Nintendo na minha casa. Mas na maioria das vezes, sempre que tenho vontade de jogá-lo, eu faço isso no PC através de um emulador. Além da conveniência, o potencial visual é muito maior.

Sim, o uso de emuladores é um paraíso para as pessoas que jogam games pirateados. No entanto, eu sou fascinado por este assunto por conta das melhorias que se pode fazer aos gráficos de um jogo, e também como é possível fazer um jogo de console funcionar dentro dos limites de um sistema completamente diferente.

Hoje, as pessoas associam os emuladores aos consoles antigos, com os emuladores chegando à geração do PS2 e GameCube. Conforme o hardware dos PCs avança, no entanto, algumas pessoas já estão se esforçando para adicionar o Xbox 360 e o PS3 para a lista.

De certa forma, isso será uma má notícia. A Sony, um dia, lançará um serviço de stream que permite aos usuários jogar clássicos de PS1, PS2 e PS3 em dispositivos mais modernos, como o PS4, e é em cima deste serviço que a empresa quer lucrar. Normalmente, a defesa de quem jogo games emulados é de que eles não estão mais no mercado. Se a Sony puder fornecer jogos antigos cobrando uma taxa, então este argumento está acabado.

Mas para outros, independente disto, será uma benção. Ninguém quer (ou tem espaço para) manter todos os consoles que teve ao longo da vida apenas para jogar um ou dois jogos favoritos. Se empresas como a Microsoft se contentam em ignorar seus catálogos antigos através da remoção da compatibilidade com as versões anteriores de seus consoles, a emulação permite que os usuários continuem jogando, digamos, Lost Odyssey muito tempo após o Xbox 360 deixar a estante. E eles farão isso, queira a Microsoft ou não.

Eu trago este artigo hoje pois alguns importantes avanços foram feitos por uma equipe que está trabalhando para trazer emuladores de PS3 para o PC. Enquanto a maioria dos jogos ainda não é jogável, pelo menos um já está sendo testado, mesmo com frame rates medonhos e alguns problemas gráficos.

Um projeto para o Xbox 360 também está em progresso. Os dois ainda estão longe do ponto ideal. No entanto, com o interesse e o trabalho duro que por trás desses projetos, este é um caso inevitável de “quando” será feito, não “se” será feito.

De qualquer maneira, usuários provavelmente precisarão de mais alguns anos de espera, pois o mais moderno PC não seria capaz de rodar um jogo de um console de última geração, uma vez que as máquinas de muitas pessoas ainda sofrem para rodar jogos de PS2 ou GameCube.

Quando esses PCs ficarem ainda mais rápidos e potentes, no entanto, talvez nós finalmente poderemos jogar Red Dead Redemption no PC…

Fonte: Kotaku

Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.