Khornos lança versão 3.1 da API gráfica OpenGL

Nova versão da API gráfica para dispositivos móveis adiciona novos recursos para GPUs móveis.

Apesar de ter sido pensado que a nova API gráfica padrão OpenGL seria chamada de OpenGL ES 4.0, Khronos decidiu chamá-la de OpenGL ES 3.1.

OpenGL ES 3.1 é o produto de anos de trabalho da Khronos Group, a intenção de trazer muitas das características mais importantes de sua  API gráfica padrão OpenGL 4.0 para dispositivos móveis.

“OpenGL ES 3.1 fornece os recursos mais desejados da área de trabalho OpenGL 4.4 em um formato adequado para dispositivos móveis”, disse Tom Olson, presidente do grupo de trabalho OpenGL ES e Diretor de Pesquisa Gráficos em ARM . “Ela fornece aos desenvolvedores a capacidade de usar técnicas gráficas de última geração em dispositivos prestes a serem lançados.”

A nova versão da API gráfica padrão para dispositivos móveis promete compatibilidade total com os seus antecessores (OpenGL ES 3.0 e OpenGL ES 2.0), entretanto, novas funcionalidades serão acrescentadas, entre as quaisestão:

  • Compute Shaders – (a GPU é agora capaz de executar cálculos de uso geral usando a linguagem de sombreamento GLSL ES).
  • Separate Shader Objects – aplicaçtivos podem programar o vértice e fragmento estágios shader da GPU independentemente e pode misturar e combinar programas de vértice e fragmento sem um processo de vinculação explícito;.
  • Comand Draw indiretos – a GPU pode ser instruído a executar Comandos de desenhos em sua memória ao invés de esperar para comandos da CPU. Por exemplo, isto permite que um Compute Shader em execução na GPU executar uma simulação de física e, em seguida, gerar os comandos de desenho necessários para exibir os resultados, sem a intervenção da CPU;
  • Aprimorado Texturização Funcionalidade – incluindo texturas, texturas Multisample, estêncil textura e textura reunida;
  • Melhoria se Linguagem de Sombreamento –  novas operações aritméticas e bitfield e recursos que permitam estilos modernos de programação shader;
  • Extensões opcionais  – sombreamento como os modos de mesclagem avançadas, e muito mais;

Os primeiros fabricantes de GPUs para dispositivos móveis para anunciar seu apoio à API são:

  • ARM (Mali GPUs).
  • Imagination Technologies GPUs PowerVR Series GPUs 6/XE/XT baseado na arquitetura Rouge  de primeira e segunda geração,  GPUs rodando OpenGL ES 3.1 demos foram mostradas no evento GDC 2014).
  • Nvidia (GPUs GeForce ULP de quinta geração baseadas na arquitetura Kepler).
  • Qualcomm (GPUs Adreno e o SoC Snapdragon).
  • Vivante (GPUs GC Series de arquitetura gráfica baseada na Vega).

É esperado que nas próximas semanas, outros fabricantes anunciar a sua lista de GPUs compatíveis com a nova versão da API.

 

Fonte: Chw / Khronos

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