[Rumor] Microsoft já oferece Windows Phone de graça para algumas fabricantes

Em dezembro, surgiram boatos de que a Microsoft iria oferecer o Windows Phone de graça, para ganhar espaço no mercado de smartphones. E segundo o Times of India, isso já começou: fontes dizem que duas fabricantes indianas – Karbonn e Lava – não serão cobradas pelo sistema operacional.

Um executivo diz ao jornal: “nos nossos futuros aparelhos com Windows Phone, não vamos pagar à Microsoft por uma licença”. Ele continua: “[a empresa] deve ter percebido que o modelo antigo de licenciamento do OS não funcionou bem, mesmo com o apoio da Nokia”.

Vale lembrar que nem mesmo a Nokia usava o WP de graça: ela supostamente pagava de US$ 20 a US$ 30 por Lumia. (Isso deve acabar, já que a finlandesa foi adquirida no ano passado pela Microsoft.)

Karbonn e Lava não são muito conhecidas fora da Índia, mas foram (ou serão) pioneiras no mercado de smartphones. Em 2012, a Lava lançou o Xolo X900, primeiro Android com processador Intel. E até junho, a Karbonn deve lançar um smartphone dual-boot com Android e Windows Phone.

Mas, já que toda empresa quer ganhar dinheiro, fica a dúvida: como a Microsoft vai fazer isso oferecendo o Windows Phone de graça? Primeiro, parece que isso ainda não se estendeu a todas as fabricantes, então ainda há dinheiro a se ganhar aí.

Segundo, a Microsoft tem dinheiro o bastante para sofrer um prejuízo agora mirando em receita no futuro, com o Windows Phone mais disseminado. E terceiro, ela pode ganhar dinheiro de outras formas: através de propagandas nos apps; de seus serviços (como o Xbox Music) que cobram assinatura; e de buscas no Bing.

Além disso, acredita-se que a Microsoft prepara um “Windows 8.1 com Bing”, possível atualização gratuita para usuários do Windows 7. Se a estratégia for mesmo real, é mais um indício de que cobrar por sistemas operacionais (não-empresariais) está realmente se tornando algo do passado. [Times of India]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.